Logo Enfoco


    Cidades

    Manifestação contra Bolsonaro reúne milhares de pessoas no Rio

    Publicado 29/05/2021 às 12:30 | Autor: Amanda Ribeiro
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Manifestação contra Bolsonaro reúne milhares de pessoas no Rio
    |  Foto: Foto: Karina Cruz
    De acordo com os organizadores, cerca de 25 capitais confirmaram a participação. Foto: Karina Cruz

    Milhares de pessoas se reuniram no Centro do Rio de Janeiro, em uma manifestação que começou por volta das 11h contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã deste sábado (29). Os manifestantes reivindicam o impeachment do presidente, agilidade na vacinação contra a Covid-19, retorno do auxílio emergencial de 600 reais e fim dos cortes na área da Educação.

    Gritando frases como “Fora Bolsonaro”, “Eu não abro mão de moradia, saúde e educação” e “Aqui está o povo sem medo de lutar” manifestantes, que estavam em sua maioria usando máscaras, tomaram as ruas do centro do Rio. O ato, que começou no monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, seguiu até o Largo da Carioca, também na Região Central da cidade.

    Manifestantes pediam o impeachment do presidente, agilidade na vacinação contra a Covid-19, retorno do auxílio emergencial de 600 reais e fim dos cortes na área da Educação. Foto: Karina Cruz

    O auditor interno, Roberto Araujo, de 52 anos, afirma saber dos riscos de estar na rua neste momento, mas considera o movimento necessário.

    “A gente precisa parar essa inoperância do governo e temos que lutar por vacina, para estancar essa crise de forma que a gente possa voltar a vida normal e as pessoas sobrevivam. Estamos conscientes do risco que é estar aqui, mas o risco é maior não estando. Precisamos lutar para que todos consigam a vacina”, afirmou.

    O cirurgião dentista, Wesley Pereira, de 28 anos, chama atenção para a falta de vacinas e os cortes na área da educação. Segundo ele, esses foram os principais fatos que fizeram com que ele comparecesse ao ato.

    “Eu estou aqui pela falta de responsabilidade da presidência, segundo o presidente do Butantan, poderíamos ter sido um dos primeiros países a se vacinar. Além disso, não podemos acabar com a educação do país”, destacou.

    Wesley está entre as milhares de pessoas que protestam contra o governo neste sábado. Foto: Karina Cruz

    A Polícia Militar e Guarda Municipal estão no local fazendo a segurança e organizando o trânsito. Segundo os agentes, duas pistas da Avenida Presidente Vargas, sentido Tijuca seguem interditadas, assim como a rua Benedito Hipólito e rua de Santana também estão fechadas.

    Os protestos foram articulados logo após o presidente ter participado de um ato em seu apoio junto com motociclistas no Rio de Janeiro e contou com a organização da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e pelo Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas.

    Cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Roraima e até Londres, no Reino Unido, também participaram do ato. De acordo com os organizadores, cerca de 25 capitais confirmaram a participação.

    Em Niterói e São Gonçalo faixas com a frase “Niterói por fora Bolsonaro” e “São Gonçalo Fora Bolsonaro”, foram colocadas em alguns locais das cidades.

    Faixa estendida em Niterói. Foto: via grupo Plantão Enfoco
    São Gonçalo também participou da manifestação. Foto: via grupo Plantão Enfoco

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    O Fantasma da Série B: Vasco perde na estreia pelo Campeonato Brasileiro

    Próximo artigo
    >

    Waldecy Aguiar participa de live de Raul Gil e de Reality Show Gospel

    Relacionados em Cidades