Cidades
Manifestação contra Bolsonaro reúne milhares de pessoas no Rio
Milhares de pessoas se reuniram no Centro do Rio de Janeiro, em uma manifestação que começou por volta das 11h contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na manhã deste sábado (29). Os manifestantes reivindicam o impeachment do presidente, agilidade na vacinação contra a Covid-19, retorno do auxílio emergencial de 600 reais e fim dos cortes na área da Educação.
Gritando frases como “Fora Bolsonaro”, “Eu não abro mão de moradia, saúde e educação” e “Aqui está o povo sem medo de lutar” manifestantes, que estavam em sua maioria usando máscaras, tomaram as ruas do centro do Rio. O ato, que começou no monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, seguiu até o Largo da Carioca, também na Região Central da cidade.
O auditor interno, Roberto Araujo, de 52 anos, afirma saber dos riscos de estar na rua neste momento, mas considera o movimento necessário.
“A gente precisa parar essa inoperância do governo e temos que lutar por vacina, para estancar essa crise de forma que a gente possa voltar a vida normal e as pessoas sobrevivam. Estamos conscientes do risco que é estar aqui, mas o risco é maior não estando. Precisamos lutar para que todos consigam a vacina”, afirmou.
O cirurgião dentista, Wesley Pereira, de 28 anos, chama atenção para a falta de vacinas e os cortes na área da educação. Segundo ele, esses foram os principais fatos que fizeram com que ele comparecesse ao ato.
“Eu estou aqui pela falta de responsabilidade da presidência, segundo o presidente do Butantan, poderíamos ter sido um dos primeiros países a se vacinar. Além disso, não podemos acabar com a educação do país”, destacou.
A Polícia Militar e Guarda Municipal estão no local fazendo a segurança e organizando o trânsito. Segundo os agentes, duas pistas da Avenida Presidente Vargas, sentido Tijuca seguem interditadas, assim como a rua Benedito Hipólito e rua de Santana também estão fechadas.
Os protestos foram articulados logo após o presidente ter participado de um ato em seu apoio junto com motociclistas no Rio de Janeiro e contou com a organização da Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e pelo Fórum por Direitos e Liberdades Democráticas.
Cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Roraima e até Londres, no Reino Unido, também participaram do ato. De acordo com os organizadores, cerca de 25 capitais confirmaram a participação.
Em Niterói e São Gonçalo faixas com a frase “Niterói por fora Bolsonaro” e “São Gonçalo Fora Bolsonaro”, foram colocadas em alguns locais das cidades.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!