Cidades
Mais de 6 milhões de pessoas devem poupar valores vinculados ao 13º salário no Rio
A chegada do final do ano, para os trabalhadores, também representa um importante incremento na sua renda, com o pagamento do décimo terceiro salário. Estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostrou que 49% dos fluminenses, ou seja, 6,2 milhões pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro, receberão essa gratificação.
O levantamento do IFec RJ também mostrou que os principais destinos para o décimo terceiro salário do trabalhador fluminense serão: poupar (43,7%); comprar presentes de Natal (31,4%), quitar ou abater dívidas contraídas durante o ano (29%); e comprar produtos para ceia de Natal (26,1%). Entre os que irão poupar, em média, a parcela do salário extra destinado a reserva será de 37%.
Para outros 22,4% dos pesquisados, a dinheiro extra será destinada para as despesas do início do ano (IPTU, IPVA, Matrícula e Material Escolar, entre outros). Alguns trabalhadores ainda pretendem gastar com viagem (18,4%) e reforma da casa (13,1%).
Entre os que pretendem quitar ou abater dívidas contraídas durante o ano (29%), o cartão de crédito (69%) aparece com o maior percentual entres os pesquisados do estado do Rio, seguido pelos carnês (16,9%); financiamentos (15,5%) e empréstimo pessoal (15,5%).
Grande parte dos consumidores fluminenses irá receber a segunda parcela do décimo terceiro salário, ou décimo terceiro salário integral no mês de dezembro.
O pagamento do décimo terceiro salário pode ser efetuado em duas parcelas, a primeira com data limite no dia 30 de novembro e a segunda no dia 20 de dezembro.
Recebe o benefício o trabalhador com carteira assinada, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor a ser pago corresponde a 1/12 do salário do trabalhador multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano é feita a partir de 15 dias de serviço prestado.
A sondagem ocorreu entre os dias 05 e 10 de novembro e contou com a participação de 500 consumidores em todo o estado do Rio de Janeiro.
Sobre a Fecomércio RJ
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado.
A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada.
Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!