Logo Enfoco


    Cidades

    Lobo-Marinho vira estrela em Maricá

    Publicado 24/08/2019 às 18:13 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Bichinho tirou o sábado nublado para descansar nas areias da Praia da Barra de Maricá. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

    Maricaenses receberam uma visita especial neste sábado (24). Um lobo-marinho, macho, sub-adulto, apareceu nas areias da Praia da Barra de Maricá, na altura da Rua Zero e atraiu a atenção de curiosos ao longo de todo o dia.

    A chegada do bichinho da espécie Arctocephalus tropicalis (Lobo-marinho-sub-antártico) transformou a rotina dos moradores da região — que compareceram ao trecho onde o animal estava, desde o período da manhã e aproveitaram para registrar altas fotos, embora de uma certa distância.

    Desde a última quarta-feira (21) o animal tem sido monitorado pelo CTA - Serviços em Meio Ambiente com apoio da Guarda Ambiental e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (MAQUA/UERJ) e neste sábado não foi diferente.  

    De acordo com a empresa responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o animal está responsivo e sendo avaliado por técnicos de campo e médicos veterinários.

    A recomendação do CTA é que a população mantenha distância do visitante ilustre — que costuma a frequentar a costa brasileira, com registros pontuais no estado do Rio de Janeiro, durante o período do inverno.

    Por meio de nota, o CTA confirmou que o bichinho encontrado em Maricá neste sábado, é o mesmo que já foi visto circulando pelas praias de Camboinhas e Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, no decorrer da última semana.

    Vale lembrar que o PMP-BS é condicionante ambiental exigida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos é executado de Laguna, em Santa Catarina a Saquarema, no Rio e o CTA monitora os trechos de Paraty a Saquarema.

    Ao avistar animais marinhos encalhados nestes locais, a população deve entrar em contato com o número 0800-009-5444.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Flamengo faz dever de casa, vence Inter e está na semifinal do Brasileiro feminino

    Próximo artigo
    >

    São Paulo desembarca no Rio para enfrentar o Vasco pelo Brasileirão

    Relacionados em Cidades