Logo Enfoco


    Esforço compensado

    Jovem de Niterói é 1º lugar em Medicina na UFF

    Ana Alice Azevedo tirou nota 1 mil na redação do Enem

    Publicado 03/03/2023 às 7:39 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ana Alice tirou nota máxima na redação do ENEM e passou em 1º no curso de medicina para a UFF
    Ana Alice tirou nota máxima na redação do ENEM e passou em 1º no curso de medicina para a UFF |  Foto: Rede social

    Mais de 2 milhões de pessoas fizeram o último Enem em busca de uma vaga em alguma faculdade do Brasil. Uma dessas estudantes foi a niteroiense Ana Alice de Azevedo, de 21 anos. Ela conseguiu nota máxima na redação (1.000 pontos), além de ter tirado 900 em Matemática. Seu esforço foi recompensado com o 1º lugar no curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    No total, a jovem somou 831,07 pontos na média e fez com que ela ficasse no topo da lista, que continha 45 vagas na modalidade de ampla concorrência. Para alcançar tal feito, Ana Alice se esforçou bastante. A estudante mantinha uma rotina de leitura de livros, jornais e revistas, além de acompanhar o noticiário sempre que podia e estudar 12 horas por dia (incluindo sábados e domingos).

    Leia +: Belezas de Niterói e sua gente retratadas em painel gigante no HUAP

    Leia +: Estado do Rio tem 24 casos de leptospirose em 2023

    Ana Alice terminou o ensino médio em 2019 e logo depois entrou curso preparatório de pré-vestibular particular. A nova caloura da UFF contou que adotava um cronograma de estudos diário para criar uma rotina e aperfeiçoar os conhecimentos que são mais relevantes para os seus objetivos.

    Essa rotina se baseava em: estudar 12 horas por dia (das 8h às 20h), inclusive aos sábados e domingos, escrever, no mínimo, um texto por semana, manter o equilíbrio emocional durante o Enem, mesmo diante das dificuldades no controle do tempo de prova.

    Ana Alice ficou em 1º na classificação geral em medicina, na UFF
    Ana Alice ficou em 1º na classificação geral em medicina, na UFF |  Foto: Reprodução

    Alice contou ao ENFOCO como foi toda a sua rotina de estudos durante os últimos três anos para conseguir alcançar o seu grande objetivo. Ela relatou que não foi nada fácil, onde teve que abrir mão um pouco da sua vida social e abdicar de alguns eventos importantes.

    "Durante esses anos, certamente eu deixei de ter uma vida social tão ativa, não dava para sair tanto e tive que abdicar de alguns eventos sim. Era um pouco triste, mas eu sabia que era preciso fazer sacrifícios para conseguir resultados no futuro, então eu acho eu lidava bem com a situação", afirmou a estudante do PB Cursos.

    Era um pouco triste, mas eu sabia que era preciso fazer sacrifícios para conseguir resultados no futuro, então eu acho eu lidava bem com a situação

      

    Porém mesmo com toda a rotina apertada, ela acrescentou que tirava o tempo que tinha estar perto das pessoas que ama, porém sem prejudicar os estudos. 

    Mas de onde veio tanto esforço e dedicação? Ana Alice contou que os grandes exemplos vem de dentro da sua própria casa. "Meu sonho, desde criança, sempre foi fazer medicina. Meu pai e meu irmão mais velho são médicos e meu irmão mais novo está cursando medicina também. Então desde cedo eu tinha o exemplo deles em casa e tive essa vontade de cursar medicina".

    Quando viu que foi aprovada na faculdade dos sonhos, a estudante relatou que ficou muito feliz e se emocionou junto à família. Alice afirmou também que está ansiosa para começar essa nova rotina de caloura.

    "Minha família ficou extremamente feliz com minha aprovação e muito realizada em poder me ver conquistando meu sonho. Com certeza todo o esforço que tive durante esses anos valeram a pena. Agora que consegui a aprovação na faculdade que sempre sonhei, eu me sinto totalmente realizada e empolgada para começar essa nova etapa da minha vida", expressou Ana.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Capa do dia

    Próximo artigo
    >

    Luís Castro admite má fase no Botafogo: 'O culpado sou eu'

    Relacionados em Cidades