Logo Enfoco


    Susto

    Jiboia de 7,5 kg é resgatada no quintal de casa em Búzios

    Animal foi liberado pela Guarda Ambiental para a natureza

    Publicado 29/07/2022 às 8:48 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O animal estava em uma árvore robusta e tinha cerca de 2,5 metros
    O animal estava em uma árvore robusta e tinha cerca de 2,5 metros |  Foto: Ascom Búzios

    Uma jiboia foi resgatada no quintal de uma casa no bairro Ferradura, em Búzios, na Região dos Lagos, na última quarta-feira (27). Agentes da Guarda Municipal Ambiental (GMA) fizeram o recolhimento. O animal estava em uma árvore e tinha cerca de 2,5 metros e 7,5 kg, informou a equipe.

    Através de uma denúncia recebida pelo 153 da Guarda Municipal, os agentes da GMA foram ao local e realizaram o resgate da serpente. Era um réptil adulto em um estado de saúde pleno, por isso não necessitou de atendimento veterinário. 

    O animal foi examinado por um biólogo para confirmar se tinha algum parasita e logo em seguida foi liberado para a natureza. A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. 

    Segundo especialistas, ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A espécie tem hábitos terrestres e semiarborícolas. E é noturna. Diferentemente do que muitos pensam, a jiboia não é um animal com presas capazes de inocular veneno. 

    Essa serpente caça comprimindo o corpo da vítima e matando-a por asfixia. Devido à incapacidade de inoculação de veneno e sua característica dócil, essa serpente é frequentemente comercializada como animal de estimação. 

    Vale destacar, no entanto, que esses animais só podem ser vendidos por locais registrados e autorizados pelo Ibama. A compra de animais silvestres sem a devida autorização é considerada crime.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    PM reage a assalto e deixa bandido baleado no Centro do Rio

    Próximo artigo
    >

    Acusado de roubo é morto após troca de tiros na Linha Amarela

    Relacionados em Cidades