Perigo
Jacaré na área: cachorros viram refeição em parque de Itaguaí
Cerca de seis animais já foram atacados no local
Uma Organização não Governamental de animais de rua denuncia ataques frequentes de jacarés contra cães em um parque municipal de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com a responsável pela instituição, os últimos ataques foram registrados em janeiro deste ano ,com nove animais surpreendidos pelos répteis, deixando seis cachorros mortos e três feridos.
Ana Lúcia Lopes, 45 anos, cuida dos animais e é auxiliar de veterinária. Ela conta que realiza resgates há 21 anos na região e que os ataques ocorrem há cerca de um ano.
A gente percebia que cães sumiam, mas não sabíamos o que acontecia, até que alguns começaram a aparecer feridos e, ao observar, descobrimos se tratar de ataque de jacarés. Os animais vão até o rio pra se banhar, beber água, e acabam sendo atacados
Ana Lúcia explica que os três últimos cães conseguiram sobreviver, mas tiveram feridas semelhantes a corte de facas e precisaram passar por procedimentos veterinários. Além disso, o alerta serve também para quem frequenta o parque municipal.
"Um deles ficou todo dilacerado e perdeu o movimento da pata. Os outros dois foram medicados e já se recuperaram. As pessoas transitam ali diariamente, tem gente que vai caminhar, olhar o rio, tem crianças, idosos, adolescente, tem até feira dia de domingo e a única coisa que a prefeitura fez foi colocar placas de sinalização, mas tem gente que pode não saber ler, fora as crianças que por um descuido podem ir até a beira do Rio, e aí ? Vão esperar o pior acontecer?", questiona.
O mestre em Ecologia e especialista em Gestão e Ecossistemas Costeiros, Mário Moscatelli, aponta que, como os jacarés são carnívoros, os cães acabam sendo presas fáceis por ficarem muito próximos dos ninhos.
“Qualquer animal que bobear, e o jacaré estiver com fome, vai sobrar para o animal que bobeou. Portanto, não conheço o parque, mas, por exemplo, se chegar perto de ninho de jacaré, o animal também poderá atacar defendendo sua prole", explica.
Procurada, a Prefeitura de Itaguaí informou que o local é habitat natural dos jacarés e ressaltou que já foram instaladas placas de sinalização alertando para os riscos. Há um projeto, em fase final de planejamento, para a instalação de grades, sem que o meio ambiente seja afetado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!