Cidades
Itaboraí abre exposição de orquídeas e plantas ornamentais
Os moradores de Itaboraí poderão visitar neste final de semana a Exposição de Flores e Plantas Ornamentais de Itaboraí. Até o próximo domingo (21/10), das 9h às 20h, a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, estará ainda mais florida e charmosa.
A exposição é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca e quem for até o local irá encontrar mudas de plantas frutíferas, temperos, chás, cactos, suculentas e flores. Dentre as ofertas, orquídeas raras, plantas medicinais, bonsais frutíferos e rosas do deserto. São mudas de mangueiras, graviola, goiaba roxa, bromélias, samambaias, petúnias, boldos, erva cidreira, guaco, hortelã, cebolinha, cheiro verde, alecrim, orquídea de Darwin e muitas outras variedades em exposição. Tudo em promoção e direto do produtor, com preços que variam de R$ 4 a R$ 350.
São mais de 10 mil plantas disponíveis de três produtores: Horto Tropical, Horto Jerusalém e Orquidário Imperial. Todos os visitantes poderão concorrer ao sorteio de uma orquídea no domingo (21), último dia do evento.
A estimativa da Agricultura é de que os três dias de exposição reúnam mais de duas mil pessoas aproveitem as ofertas trazidas pelos agricultores da cidade.
5ª Feira Agro Cultural
Simultâneo a exposição de orquídeas e plantas ornamentais, a Praça Marechal Floriano Peixoto, também ira sediar a 5ª Feira Agro Cultural.
Dez expositores, divididos entre artesãos e produtores do município com artigos diferenciados de diversas categorias. Quem for ao local irá encontrar belas peças em artesanato de variados tipos, como reciclados, pinturas, costuras e bijuterias. Pães, biscoitos, frutas, legumes e verduras orgânicas e produtos agroecológicos também serão expostos. Além de geleias, compotas de doces, conservas, plantas frutíferas e ornamentais, como suculentas e carnívoras.
Nesta 5ª edição da Feira Agro Cultural, o diferencial está na variedade de terrários que estarão sendo vendidos e também nas plantas alimentícias não convencionais, que surgem de forma espontânea em quintais e são altamente nutritivas.
Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, o espaço destinado especialmente aos produtores e artesãos de Itaboraí é uma forma da Prefeitura de Itaboraí valorizar e incentivar os profissionais locais. “Tudo que temos aqui hoje foi produzido na nossa cidade, com os fornecedores locais. É muito importante abrir esta oportunidade para cada um desses profissionais mostrarem o trabalho que fazem a população”, ressaltou Renato.
Oficina de PANC no prato – Matos de Comer
Neste domingo, 21 de outubro, às 10h, na 5ª Feira Agro Cultura, também será realizada a 1ª PANC no Prato – Matos de Comer.
A oficina é gratuita e visa provocar nos participantes a desmistificação do preconceito com plantas consideradas “daninhas” ou mesmo com plantas desvalorizadas, mas são altamente nutritivas.
Quem participar irá conhecer algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais, aprender a como realizar sua propagação, degustar e desenvolver receitas como sucos e bolos. Interessados também poderão comprar mudas das PANCs que estarão disponíveis.
Ascom PMI
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!