Indignados
Hospital em SG fecha as portas e pega usuários de surpresa
Segundo clientes de plano de saúde, não houve aviso prévio
O Pronto Atendimento Clínica Médica em São Gonçalo, que faz parte da rede Notre Dame Intermédica, encerrou as suas atividades de maneira abrupta neste mês, pegando os usuários do plano de saúde de surpresa. A unidade funcionava nas antigas instalações do conhecido Hospital São José dos Lírios, no bairro Zé Garoto.
A profissional de saúde Rosana Montel, de 50 anos, moradora de São Gonçalo e beneficíaria do plano de saúde da rede Intermédica, utilizava os serviços na antiga sede por mais de uma década, antes mesmo de aquisição da unidade pelo plano.
Leia +: Mulher com câncer luta pela vida e acusa plano de saúde de omissão
Entretanto, ao buscar ajuda de emergência devido a fortes dores na coluna nesta segunda-feira (23), Rosana foi surpreendida ao se deparar com a unidade fechada.
Eu não fazia ideia de que o hospital havia sido fechado, fui completamente pega de surpresa. Não fomos informados de forma alguma. É verdadeiramente inesperado para todos na região que dependem desses serviços.
O mesmo aconteceu com a jornalista Cecília Setubal, também beneficiária do plano de saúde. Ela se dirigiu à unidade, na última sexta-feira (20) sem saber que estava fechada. Após diversas tentativas de contato com a rede, Cecília teve que ser submetida a uma consulta online.
Em frente ao prédio do Pronto Atendimento, há apenas uma placa que direciona os pacientes para o novo local de atendimento de emergência. Conforme informado no comunicado, os serviços foram transferidos para o Centro Clínico da Intermédica, localizado no bairro Mutondo, a cerca de seis quilômetros da antiga sede. Essa mudança causou ainda mais frustração entre os usuários.
A aposentada Claudia da Silva, de 68 anos e beneficiária do plano da rede Intermédica, compartilhou da mesma indignação das outras usuárias. Ela também teve que se deslocar à unidade no Mutondo nesta segunda, depois de se deparar com o fechamento da unidade no Zé Garoto.
Essa mudança causou ainda mais frustração entre os usuários.
"Estou acostumada a ser atendida pela Intermédica devido ao meu plano. No entanto, hoje (segunda) cheguei lá e descobri que o prédio simplesmente fechou, sem qualquer aviso prévio aos beneficiários. Isso é um absurdo. Tive que me deslocar e gastar dinheiro que nem tinha para chegar à nova unidade", contou a senhora.
O que diz a empresa
A empresa Notre Dame Intermédica Saúde S.A disse que o compromisso da empresa "é sempre prestar o melhor atendimento aos seus clientes e, por isso, gostaria de tranquilizá-los. A companhia tem como foco oferecer um atendimento acolhedor e de qualidade, fazendo gestão completa e integrada da saúde".
Também enfatizou que "os atendimentos anteriormente realizados no Hospital São Gonçalo (antigo São José dos Lírios) foram devidamente absorvidos pela rede assistencial vinculada aos produtos dos nossos beneficiários, nos termos da regulamentação vigente".
De acordo com a companhia, atualmente, o número de clientes na região de São Gonçalo é de aproximadamente 31 mil.
Em nota, a Notre Dame Intermédica defende que não houve dano ao cliente. Ainda segundo a empresa, o "Centro Clínico São Gonçalo é uma unidade avançada com uma estrutura moderna e robusta, dispondo de pronto atendimento adulto e pediátrico 24 horas, PS ortopédico, além de serviços de ultrassonografia, eletrocardiograma, raio x e marcação de consultas".
Por fim, a empresa diz que todas as informações são previamente comunicadas por meio dos canais oficiais e que se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!