Cidades
Guarda Municipal de Maricá vai ganhar canil em janeiro
A Guarda Municipal de Maricá vai ganhar um reforço bom para cachorro: um canil. A medida foi publicada, através de decreto, no Diário Oficial desta quarta-feira (4). O canil ficará subordinado ao Comando da própria instituição e deverá ser colocado em prática a partir de janeiro de 2021.
Em nota, a Prefeitura informou que a data da implantação, marcada para o início do ano, se deu devido ao período eleitoral. Segundo o decreto, os cães vão atuar no Grupamento Especial de Operações com Cães (GESOC).
Os animais serão destinados para realizar o patrulhamento preventivo e permanente, em operações de busca, resgate e salvamento, em apoio à Defesa Civil e demais situações de socorro, urgência e emergência, além de apoio a outros órgãos de segurança pública.
De acordo com a publicação, as instalações do canil da Guarda Municipal deverão atender às necessidades de manutenção dos cães, atendimento médico veterinário, treinamento e recepção de visitantes.
Estrutura
Pelo texto, os agentes do GESOC designados para atuar no Canil deverão possuir curso específico em adestramento ou condução de cães, ministrados por órgão especializado.
A Prefeitura de Maricá vai ficar responsável pela aquisição dos cães, alimentação, medicamento, material de limpeza, instalações e material apropriado para adestramento e emprego operacional dos cães.
Segundo o decreto, as despesas também poderão vir de fontes alternativas de recursos, como a celebração de convênios e parcerias com universidades, empresas privadas, pessoas físicas entre outros.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!