Educação
Greve em escolas de São Gonçalo continua e aulas são reduzidas
Sepe garante que 70% dos professores aderiram ao movimento
Os profissionais da educação municipal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, decidiram permanecer em greve, após uma semana do anúncio. A prefeitura do município alega que negociações foram feitas com os educadores nesta semana. Cerca de 70% da categoria participa da ação, segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe).
O Sepe informou que, em assembleia realizada nesta segunda-feira (12) com cerca de 350 profissionais da rede, foi mantida a decisão de permanecer a greve. Segundo o sindicato, a decisão conseguiu arrancar a proposta de reajuste de 21,79% para todo o funcionalismo público municipal na semana passada. Esta era uma das reivindicações dos educadores, que se reuniram em frente à prefeitura durante um ato.
Além do reajuste salarial, a Educação reivindica o cumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Condutas) com a prefeitura, que prevê o pagamento do piso salarial nacional, e a volta do Plano de Carreira da categoria, que foi ilegalmente retirado pela prefeitura ano passado.
A votação da mensagem do prefeito que reajusta os salários de todos os funcionários municipais em 21,79%. acontece nesta quinta-feira (15), na Câmara dos Vereadores.
A Secretaria de Educação informou ao ENFOCO que a prefeitura enviou, na última semana, um Projeto de Lei para a Câmara que garante a reposição salarial de 21,79% nos vencimentos dos servidores efetivos. Com a reposição, nenhum professor ficará abaixo do piso nacional, alega.
'O plano de cargos e salários da categoria não cortou benefícios e nem reduziu vencimentos. Em relação ao último concurso, todos os aprovados que optaram por polos em que havia vaga foram convocados, sem exceção. A adesão à greve é uma escolha pessoal de cada professor e as escolas municipais estão funcionando. É importante salientar que as aulas que não foram ministradas serão repostas pelos professores em dias e horários a serem combinados com cada direção', informou a prefeitura em nota.
A equipe de reportagem esteve na Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, na Venda da Cruz, nesta terça-feira (13), no local foi constatado que os profissionais estavam trabalhando com equipes reduzidas. Somente uma turma estava tendo aula no período da manhã, como alegou um dos funcionários.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!