Cidades
Gonçalenses denunciam falta de Coronavac para aplicação da 2ª dose
Gonçalenses que se dirigiram aos postos de vacinação da cidade, na manhã desta sexta-feira (30), enfrentaram dificuldades para receber a segunda dose da vacina Coronavac. Segundo os moradores, cerca de quatro postos apresentavam poucas doses, o que fez muitas pessoas saírem sem a imunização.
De acordo com a aposentada Jane Rodrigues, de 67 anos, o posto drive-thru da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Cidade, tinha apenas 10 doses.
"Eu sai de casa por volta de 7h30, cheguei cedo lá e não conseguir me vacinar. Tinha mais de 40 carros na nossa frente e de repente todo mundo começou a fazer o retorno e ir embora, porque não tinha vacina", declarou.
Outra moradora da cidade, Adriana Abreu, de 32 anos, diz ter ido em quatro postos, sendo eles; drive-thru do Clube Mauá, no Centro; Centro de Tradições Nordestinas, em Neves; Igreja Universal, em Alcântara; e UPA de Nova Cidade. Por falta da Coronavac, em nenhum deles ela conseguiu vacinar a mãe, de 70 anos.
"No primeiro posto chegamos às 10h e nada. Não temos nem uma previsão de quando as vacinas irão chegar", relatou.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo relatou que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vacina os munícipes normalmente, nesta sexta-feira (30), havendo vacinas da Coronavac e Astrazeneca para a aplicação da primeira e segunda doses.
Apesar da resposta nas redes sociais oficiais da prefeitura internautas relataram a falta do imunizante.
"Meu pai foi hoje [30] cedo tomar a segunda dose da vacina, e foi informado que só tinha 20 doses e já tinha acabado", relatou um internauta na página oficial da prefeitura no Facebook. Já em outra publicação, uma jovem relatou ter passado pela mesma situação, e disse ter ficado cerda de 40 minutos na fila para vacinar a mãe, mas sem sucesso.
Ainda nesta sexta (30), o Instituto Butantan enviou uma remessa de 420 mil doses da Coronavac para o Programa Nacional de Imunização, e a previsão é que mais de um milhão de doses sejam distribuídas para todo o país na próxima quinta-feira (6).
Após a publicação desta reportagem, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo divulgou, nas redes sociais, que teve que suspender a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac por causa do atraso no repasse dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde.
A primeira e a segunda dose da Aztrazeneca estão mantidas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!