Logo Enfoco


    Cidades

    Golfinho com marcas de rede de pesca é encontrado morto em Saquarema

    Publicado 13/11/2019 às 15:17 | Autor: Ezequiel Manhães
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Vídeo foi registrado nas primeiras horas do dia. Vídeo: via Grupo Plantão Enfoco

    Um golfinho da espécie Tursiops truncatus, macho-adulto, de três metros, conhecido popularmente como “nariz-de-garrafa", foi encontrado morto com marcas de rede de pesca predatória nas areias da Praia do Boqueirão, na Avenida Ministro Salgado Filho, altura do número 4484, em Saquarema, na manhã desta quarta-feira (13). A triste cena foi notada por moradores da região logo nas primeiras horas do dia. 

    Na ocasião, combatentes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Ambiental de Saquarema, assim também como agentes da Defesa Civil colaboraram com o isolamento da área, até que a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) chegasse no local para fazer o devido recolhimento. 

    Animal foi encontrado com marcas de rede de pesca predatória. Foto: via Grupo Plantão Enfoco

    O PMP-BS informou ter realizado um registro de ocorrência e em seguida repassado as informações para o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua da Universidade Estadual do Rio de Janeiro) — instituição responsável pela realização do exame pós-morte do bichinho. Ainda segundo o órgão, é essa análise que vai identificar a real causa da morte do animal.

    De acordo com a recepcionista Juliana Barros, de 19 anos, que trabalha em uma pousada em frente ao mar do Boqueirão, uma movimentação atípica já era formada no local onde o mamífero aquático foi encontrado às 7h. 

    "Eu cheguei bem cedinho pra trabalhar, quando eu vi um movimento e fiquei curiosa. Quando eu subi na sacada da pousada eu vi o golfinho morto e logo em seguida veio o Corpo de Bombeiros, depois um carro da Prefeitura também", disse. 

    O grupo de trabalho da Econservation Estudos e Projetos Ambientais avalia os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo desenvolvidas pela Petrobras na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos, como foi o caso de hoje.

    Caso você encontre algum animal marinho, vivo ou morto, o procedimento correto a se fazer é ligar para a Central de Acionamentos do PMP-BS, através do número 0800 999 5151.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Demolida ponte de Itaipuaçu, em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Dança das cadeiras na Câmara de Vereadores de Maricá

    Relacionados em Cidades