Logo Enfoco


    Abandonados

    Gatos estão sem água e comida em imóvel da Prefeitura do Rio

    Moradores já tentaram contato com governo municipal sem sucesso

    Publicado 27/02/2023 às 16:05 | Atualizado em 01/03/2023 às 18:32 | Autor: Mendy Ribeiro
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Os animais estão abandonados há aproximadamente um mês
    Os animais estão abandonados há aproximadamente um mês |  Foto: Péricles Cutrim

    Cerca  de 40 gatos estão vivendo em condições precárias em um prédio público fechado da Prefeitura do Rio, no Estácio, e próximo à sede do governo municipal. Segundo moradores da região, os animais estão vivendo em condições precárias, com pouca comida e água desde que foi desinstalada a Unidade de Reinserção Social Dom Helder Câmara que funcionava no local. 

    De acordo com os moradores, eles não conseguem alimentar adequadamente os gatos porque não conseguem entrar no imóvel. Os alimentos e a água são colocados por um fresta mínima do portão, que está chumbado. 

    "Tenho conhecimento desta situação de abandono há umas duas semanas, mas isso já acontece mais de um mês. Duas senhoras vem colocar comida e água para eles. Eu não consigo vir, vou apenas me comunicando com elas para ver o que podemos fazer", contou a professora de Sociologia, Denise Andrade, de 50 anos. 

    • Os animais são cuidados por moradoras da região
      Os animais são cuidados por moradoras da região | Foto: Péricles Cutrim
    • Existem cerca de 40 gatos abandonados nesse local
      Existem cerca de 40 gatos abandonados nesse local | Foto: Péricles Cutrim
    • Os animais brigam por comida
      Os animais brigam por comida | Foto: Péricles Cutrim
    • Apenas alguns animais conseguem ser vistos pelas brechas do portão que está chumbado
      Apenas alguns animais conseguem ser vistos pelas brechas do portão que está chumbado | Foto: Péricles Cutrim
     

    A professora explicou ainda que ela e outras pessoas estão buscando possibilidades para trazer qualidade de vida aos animais, além de contato sem sucesso com a Prefeitura para que fosse realizada uma limpeza no local abandonado. 

    "Já tentaram contato com a Prefeitura, alertando que aqui como um prédio público, existe uma responsabilidade pública e social. Era um abrigo para menores, que foi desativado, existia uma colônia de gatos que era muito bem tratada pelos funcionários, mas com a retirada dos meninos que viviam aqui, o prédio ficou vazio e lacrado. Os gatos ficaram sem nenhuma assistência, sem comida e água, além do lugar estar imundo", relatou a  professora. 

    O Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Os números são de um levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP). 

    Por meio de nota, a A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) informou que a veterinária responsável pelo Programa de Proteção aos Animais Comunitários vistoriou o imóvel e encontrou apenas cinco gatos no local sem sinal de desnutrição e bem ariscos. Com isso, a equipe fará uma nova operação para capturar os felinos.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Lula é imunizado com bivalente e lança campanha de vacinação

    Próximo artigo
    >

    Rio completa 458 anos com atrações gratuitas; confira a lista

    Relacionados em Cidades