Tempo
Frente fria chega ao Rio e tempo deve mudar a partir de domingo
O tempo vai mudar de novo
O céu limpo e ensolarado que abriu a manhã deste sábado (3) não anuncia a mudança que já está prevista para esta mesma tarde, quando a previsão é de chuva fraca com a possibilidade de ventos com até 76 km/h na Região Metropolitana e no Centro-Sul fluminense.
Leia+: Saúde por um fio com mudanças drásticas nas temperaturas no Rio
A aproximação da frente fria prevista para este domingo (4) vai gerar aumento de nebulosidade no fim do dia, com chuva fraca a partir da noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima será de 13ºC e a máxima poderá chegar a 30ºC. Uma variação de 17 graus.
No domingo (4), o dia já começa nublado com possibilidades de chuvas isoladas. A temperatura mínima prevista é de 13ºC, e a máxima chega a 20ºC.
Cenários parecidos estão previstos para as cidades da Região Metropolitana. Em Niterói, no domingo e segunda, a temperatura deve alternar entre 24ºC a 16ºC apenas.
Em São Gonçalo, a temperatura também vai cair no domingo com variação de 20ºC para 16ºC e possibilidade de chuva no decorrer do dia.
Sobe e desce
A alternância constante é um fator que pode acontecer no inverno, segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Wanderson Luiz Silva. Ele explica que essa variação acontece devido a ausência de nuvens durante a noite, o que contribui para a redução das temperaturas.
"Durante o dia, a incidência de radiação solar faz as temperaturas se elevarem. Se a noite não tiver nuvens, a radiação infravermelha que sai do solo é perdida em sua grande parte para o espaço, reduzindo as temperaturas", contou.
O meteorologista acrescenta que o mês de setembro continuará com alternâncias de temperaturas similares à agosto, com períodos de sol e calor intercalados com frentes frias que vão derrubar a temperatura.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!