Cidades
Fiscalização nos coletivos de SG
Três ônibus irregulares foram recolhidos e encaminhados para o depósito municipal de São Gonçalo na última quarta-feira (6). A ação, realizada pela secretaria municipal de Transportes, aconteceu próximo ao clube Tamoio, no Boa vista, e teve como objetivo fiscalizar a má conservação e o não cumprimento das leis de gratuidade.
Um dos veículos recolhidos estava com vistoria atrasada desde 2013, além de apresentar outros problemas, como roleta sem acessibilidade e mau estado de conservação. "Estamos recolhendo os ônibus que apresentam perigo para a população, com pneu careca, vidro quebrado, mau funcionamento do elevador para cadeirantes e publicidade irregular, por exemplo. Temos recebido reclamação da população sobre a gratuidade para idosos, que não tem sido respeitada em alguns casos", explicou Jorge Maranhão, titular da pasta.
De acordo com o Estatuto do Idoso e a Resolução Municipal nº 56/2017, regulamentada em agosto deste ano, a biometria não é obrigatória para idosos, sendo somente necessária a apresentação de documento oficial com foto. No entanto, nem sempre esta determinação é respeitada na prática.
"Já tive que esperar minha biometria recarregar para pegar o ônibus porque eles não aceitam entrar só com a identidade. Isso é um abuso, um constrangimento. Às vezes fico muito tempo esperando o ônibus e, quando chega, sou obrigada a descer por causa da biometria que não está funcionando. É uma vergonha", contou a aposentada Maria Antônia Peçanha, 75 anos.
Os veículos recolhidos após a operação foram levados para o depósito municipal, no bairro Estrela do Norte, e só poderão ser retirados com assinatura de termo de responsabilidade que garanta o conserto dos ônibus.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!