Logo Enfoco


    Alerta

    Febre maculosa: os pais devem mudar programação das férias?

    Médica pediatra orienta como se prevenir da doença

    Publicado 19/06/2023 às 6:52 | Atualizado em 19/06/2023 às 8:24 | Autor: Laís Dias
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele
    A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele |  Foto: Reprodução

    Diante dos recentes casos de febre maculosa no estado de São Paulo e com a aproximação das férias escolares, surge a preocupação das famílias sobre se devem ou não procurar locais de mata para aproveitar os dias de folga. A médica pediatra Fernanda Catharino explica que as programações não precisam ser mudadas, mas é necessário cautela na hora de curtir.

    A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa. A infecção acontece após o carrapato ficar fixado na pele do paciente por ao menos quatro horas.

      

    A especialista explica que a doença é transmitida pela mordida de um carrapato infectado e que é mais comum em áreas de mata e com animais. No entanto, ainda assim, segundo Fernanda, é possível frequentar esses lugares sem contrair a doença.

    "A programação de férias não precisa mudar, mas é necessário ter atenção. Usar roupas compridas, como calças e casacos, é melhor para dificultar o contato com o carrapato. Os repelentes têm ação de evitar insetos e também podem repelir outros animais. Ao retornar de algum lugar, é importante verificar se a criança tem algum carrapato em suas roupas", esclarece.

    De acordo com orientações da médica, caso encontre o parasita, ele não deve ser tirado de qualquer maneira. 

    Aspas da citação
    Se for encontrado um carrapato, deve-se tentar removê-lo sem espremer na pele, utilizando uma pinça, por exemplo, para evitar a doença.
    Fernanda Catharino Médica Pediatra
    Aspas da citação
     

    Sintomas

    - Febre

    - Dor de cabeça intensa

    - Náuseas e vômitos

    - Diarreia e dor abdominal

    - Dor muscular constante

    - Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés

    - Gangrena nos dedos e orelhas

    - Paralisia dos membros 

    "E como esses sintomas são inespecíficos, uma vez que você junta a história epidemiológica, né, então essa criança, por exemplo, ou esse adulto teve contato com meio rural, ou foi achado um carrapato na roupa, a gente precisa estar atento aos sintomas e começar o tratamento o mais rápido possível para tentar evitar as complicações", aconselha a pediatra.

    Como prevenir?

    – Verificar com frequência se há algum carrapato preso ao corpo

    – Usar roupas claras com mangas longas, calça comprida e calçado fechado

    – Uso de repelentes

    Casos

    O Governo de SP informou que até a tarde de quinta-feira (15) foram registrados, em 2023, 17 casos de febre maculosa no estado e oito óbitos, incluindo os quatro confirmados desde segunda-feira (12) cujos pacientes estiveram no mesmo evento, na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas.

    A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as pessoas que moram ou se deslocam para áreas de transmissão estejam atentas ao menor sinal de febre e que procurem um serviço médico informando que estiveram nessas regiões para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Bandidos atacam PMs que prestavam ajuda à ambulância na Zona Oeste

    Próximo artigo
    >

    Capa do dia

    Relacionados em Cidades