Vestibular
Estudantes de Niterói ficaram de fora da prova do Enem; veja vídeo
Situação acontece todos os anos
E como já costuma ser de praxe, o famoso 'show dos atrasados' aconteceu, perto das 13h, já era possível ver estudantes correndo para conseguirem entrar no campus da UFF em Gragoatá. Alguns sortudos conseguiram entrar nos minutos finais, com um incentivo daqueles ficam do lado de fora, eles correram e conseguiram. Mas nem todos passaram pela mesma sorte.
Aqueles que não conseguiram chegar a tempo, entram para a longa lista dos atrasados do Enem. As13h em ponto, os portões fecham e todos que chegaram depois disso ficaram do lado de fora. Um coro de ‘deixa eles entrarem’ é ouvido, mas é inevitável, com os portões fechados, os atrasados não tiveram outra opção a não ser ir embora.
O ENFOCO esteve na UFF de Gragoatá para cobrir o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Os alunos pareciam confiantes para efetuar a prova de linguagens, ciência humanas e a redação, cuja o tema saiu alguns minutos após o começo das provas, sendo ele "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
Algumas horas antes da abertura do portão, perto da entrada da UFF, os alunos conversavam entre si, pareciam relaxados, aqueles que iam fazer a prova pela primeira vez, confessaram estarem nervosos para suas provas, já quem já estava ali mais uma vez se mostraram confiantes.
"Eu tô muito ansioso, um pouco nervoso, porque é minha primeira vez, mas eu tô um pouco confiante, porque eu estudei e eu sei que lá eu vou dar o meu melhor pra fazer bem", disse um estudante. O clima ao redor do portão da UFF era de confiança, mesmo que o nervosismo tomava conta de todos presentes, os estudantes se mostraram bem seguros.
Ao meio dia, alguns estudantes já se direcionaram para o portão para garantir que não iriam se atrasar. Ao longo do tempo os grupinhos iam se dissipando e as pessoas iam entrando. Alguns pais que estavam ali para dar apoio aos filhos, se mostravam mais nervosos que os estudantes. “tô com o coração na mão”, disse uma mãe cuja filha presta o Enem pela primeira vez.
Outras pessoas, já estudantes ou então formandos estavam ali para dar um apoio moral para todos que enfrentarão o primeiro dia de provas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!