Cidades
Estado volta atrás e Ceja permanece no Liceu
O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Niterói continuará funcionando no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, no centro da cidade. A decisão foi tomada após o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, visitar a unidade, por intermédio do deputado estadual Paulo Bagueira (SDD), e conversar com a diretora, Veronica Lutterback e professores.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o CEJA atende mais de quatro mil jovens e adultos em um prédio anexo ao Liceu.
O secretário teria demonstrado interesse em ampliar o colégio utilizando o espaço do Centro de Educação, que seria então remanejado, mas voltou atrás na sua decisão.
Bagueira foi um dos envolvidos no caso. Ele solicitou ao secretário a resolução deste impasse na última semana, durante a solenidade que lançou o Programa Praticando Educação.
“Essa questão atende a expectativa dos profissionais que atuam no Ceja de manter ali esse polo educacional que serve não só a Niterói como jovens de cidades vizinhas”, afirmou Bagueira.
O deputado também agendou para esta segunda-feira (29), uma reunião na sede da Secretaria de Estado de Educação entre a equipe técnica da Seeduc e da Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói visando à inserção dos jovens niteroienses que estudam na rede estadual no Programa Poupança Escola, que terá início ainda esse ano e que premiará os alunos que conseguirem avançar no ensino médio.
“O programa não tem custo nenhum para o Estado. A Prefeitura irá incentivar os jovens niteroienses, independentes que estejam na rede municipal, estadual ou federal de ensino, abrindo para eles uma poupança que receberá um valor a cada ano de estudo. O intuito é evitar a evasão escolar e o programa premiará, ainda, os alunos que concluírem o 9º ano do ensino fundamental, visando estimulá-los a entrar no ensino médio. É grande o número de jovens que desistem do estudo, antes mesmo de completar o ciclo fundamental”, disse.
Governador
Durante o evento, realizado no auditório da Seeduc, no Santo Cristo, no Rio, Bagueira também, esteve com o governador Wilson Witzel e disse que o seu trabalho na Alerj será centrado em iniciativas que possibilitem aos jovens, principalmente os da periferia de grandes centros urbanos, a educação e a inserção no mercado de trabalho, além da segurança pública e a atenção aos idosos. “Pude afirmar ao governador que as iniciativas quer ajudem o Estado do Rio a se reerguer, gerando emprego e renda, contará com o meu apoio.
O programa lançado, por exemplo, usará as aulas de artes marciais para dar aos estudantes noções de disciplina, perseverança e, também, gerar futuros atletas”, afirmou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!