Logo Enfoco


    Cidades

    Estado permanece em bandeira amarela com baixo risco para Covid-19

    Publicado 12/02/2021 às 20:29 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Estado permanece em bandeira amarela com baixo risco para Covid-19
    |  Foto: Pedro Conforte
    Apenas a Região Noroeste apresenta bandeira laranja, de risco moderado. Foto: Pedro Conforte

    A 17ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em baixo risco (amarelo) em oito regiões do Estado do Rio de Janeiro: Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba, Centro-Sul, Metropolitana I, Metropolitana II, Serrana, Baixada Litorânea e Norte.

    Apenas a Região Noroeste permanece na bandeira laranja (moderado), e destacam-se com melhora do cenário as regiões Centro-Sul e Metropolitana I, que estavam em risco moderado, e passam a risco baixo.

    No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 04 (de 24 a 30 de janeiro) com a 02 (de 10 a 16 de janeiro) de 2021.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    O Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (-44%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-45%) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos no estado se mantiveram baixas.

    Nesta sexta-feira (12), esse índice está em 60,7% para leitos de UTI e em 43,2% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

    Enfrentamento à Covid-19

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que até o momento recebeu do Ministério da Saúde (MS) 1.040.320 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 855.320 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. 

    Até o momento, foram entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 doses foram destinadas à segunda dose da Coronavac, para atender à população que recebeu as doses enviadas no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.

    Balanço vacinação

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9h desta sexta-feira (12), 92 municípios registraram 351.045 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado.

    O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).

    Resolução conjunta Saúde e Educação

    Uma resolução conjunta das secretarias de Saúde e Educação foi publicada no último dia 26, com diretrizes para a retomada segura das aulas presenciais de alunos, professores e funcionários desses estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro. A normativa estabelece regras para as unidades escolares estaduais e orientação às redes municipais e privadas, vinculadas à Seeduc-RJ.

    Em casos de bandeiras roxa ou vermelha no município, não deve haver ensino presencial. Nos casos de bandeiras de risco laranja, amarela e verde, foram estabelecidos quantitativos máximos de atendimento presencial, levando em consideração a capacidade da unidade escolar. O mapa é atualizado todas as sextas-feiras e pode ser acompanhado no Painel Covid (http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html).

    Itaboraí

    A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade se encontra na bandeira laranja, risco moderado de contágio de Covid-19, tendo registrado até esta sexta-feira (12) 34.755 notificações.

    Foram confirmados 9.070 casos positivos de Covid-19, se encontram ainda em investigação 137. O município também já descartou 4.842 casos prováveis, mas, ainda sim, 426 óbitos foram registrados.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    São Gonçalo

    De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou 11 óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta sexta-feira (12), chegando a 1.337 no total.

    Até o momento, São Gonçalo contabiliza 45.829 casos confirmados, 43.224 curados, 50 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 1.218 em quarentena domiciliar e 1.337 óbitos confirmados.

    Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

    Maricá

    Maricá registra, até esta sexta-feira (12), 10.968 casos confirmados e 238 óbitos por Covid. Estão curadas da doença 10.506 pessoas e há no momento 224 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

    A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 5 a 11 de fevereiro dos hospitais Conde Modesto Leal e Dr. Ernesto Che Guevara foi de 25,45%, sendo 26,73% de pacientes de outros municípios. Na semana anterior, a taxa foi de 29,27%, sendo 28,71% de pacientes de outros municípios.

    A Nota Técnica semanal divulgada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Saúde de Maricá mantém a cidade na Bandeira Amarela estágio 2, devido a uma estabilidade nos números e indicadores da contaminação provocados pela Covid-19.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Sapucaí mantém viva a luz da folia do carnaval carioca

    Próximo artigo
    >

    Mudanças na Secretaria de Meio Ambiente de Niterói

    Relacionados em Cidades