Cidades
Estado alega baixa procura e retira tendas de testagem em São Gonçalo
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou, nesta sexta-feira (18) que com a baixa procura pelo exame, decidiu desmobilizar o ponto de testagem para a Covid-19 da UPA Colubandê em 31 de maio. Os exames continuam a ser realizados em unidades municipais da região.
Acontece que além de prejudicar a população, sobrecarregou a rede municipal de saúde, conforme alerta o vereador de São Gonçalo Alexandre Gomes (PV), já que o espaço realizava cerca de 500 testes para Covid-19 (RT-PCR), feito através da coleta de amostras da região nasal com um swab (espécie de um cotonete longo e estéril), diariamente.
Meses antes, a secretaria já havia retirado a primeira tenda que funcionava junto ao Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), também no bairro do Colubandê. Não foi informado se há um plano para realocação das tendas.
"A medida, que prejudicou centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos, precisa ser revista com urgência pela Secretaria Estadual de Saúde", disse Alexandre.
Segundo o parlamentar, nos últimos dias a fila no Centro de Testagem ao Coronavírus mais que dobrou.
"E foi graças a este serviço de testagem na cidade que conseguimos detectar um paciente infectado com a nova variante. Então, é um absurdo suspender um serviço tão essencial a população neste momento. São Gonçalo e municípios vizinhos precisam deste serviço. É baseado nestes exames que as cidades promovem políticas públicas para controlar e combater a doença", reclama.
De acordo com a pasta estadual, o aplicativo Dados do Bem também encerrou suas atividades no dia 31 de maio. Era por meio desse aplicativo que a população realizava o cadastro, agendamento do exame e recebia o resultado das análises feitas pelo laboratório da Fiocruz.
Desde o final do ano passado, o programa realizou mais de 70 mil exames de RT-PCR agendados pelo aplicativo Dados do Bem, em quatro unidades estaduais: Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT); UPA Colubandê, em São Gonçalo; Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns (HRZA), em Volta Redonda; e UPA Campo Grande II, na Zona Oeste do Rio.
A medida fez parte de um programa complementar à testagem de RT-PCR realizada em unidades municipais de saúde, numa parceria entre SES, COSEMS e Fiocruz, de acordo com as definições de competência de saúde pública. Nesta cooperação, já foram realizados 1.306.545 de testes desde o início da pandemia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!