Atrações turísticas
Escultor de areia é atração à parte na orla de Niterói
Inscrição 'Eu amo Niterói' também será instalada em breve
Quem caminha pela orla da Praia de Icaraí, na Zona Sul de Niterói, tem mais um atrativo além da bela paisagem natural. Uma grande escultura da Santa Ceia em areia confeccionada pelo artesão Waldemir Pereira da Silva, de 42 anos, chama a atenção de moradores e turistas que passam pela região. Em breve, outra novidade na orla da cidade como atração turística será a estrutura metálica "Eu amo Niterói".
O artista conta que está na praia todos os dias e que costuma fazer seus projetos no final do ano, na época do Natal e Réveillon. Por isso a escolha da Santa Ceia, sua obra preferida. Para tudo ficar pronto, o artista conta que precisa de cerca de duas semanas, dependendo do clima.
E a dúvida que muitas pessoas têm em relação à durabilidade da obra. De acordo com Waldemir, o "pulo do gato" é colocar açúcar refinado junto à areia e à água.
"Minhas ferramentas para construir tudo isso são, além da minha pá, espátula e pincel, a mistura de água com açúcar, que ajuda a fixar toda essa areia", revelou o escultor.
E quem ficou curioso também para saber como ele começou, ele conta que a aptidão vem de longe e já passou por vários lugares. "Comecei muito cedo. Eu era da comunidade do Cantagalo, perto de Copacabana, no Rio, mas aí me separei da minha esposa e comecei a me especializar cada vez mais nisso, pois é o meu sustento. Já fiquei na praia da Barra, Ipanema, Cabo Frio, Rio das Ostras e até nas praias no Espírito Santo", explicou.
Sobre remuneração do seu trabalho, ele tem plaquinhas em madeira fincadas próximas à escultura com número da chave da PIX e até frase em inglês pedindo contribuições voluntárias.
Os pedestres que passam pelo local só tem elogios. "É linda! Talento perfeito. Para fazer isso tem que ter muito dom. Chama bastante a atenção", disse a dona de casa Valdete, de 50 anos. "Dá para a gente apreciar, né? O artista tem muito dom, está muito lindo!", revelou a analista de Marketing Juliana Calheiros, 44, acompanhada do filho.
'EU AMO NITERÓI'
Em breve, a orla de Niterói também ganhará aquela inscrição metálica que identifica as cidades e onde os turistas adoram fazer fotos. De acordo com a Prefeitura, a estrutura metálica "Eu amo Niterói" será instalada para ser mais uma atração turística da cidade. Não foi divulgado, no entanto, quando a novidade será colocada.
A ideia, segundo o governo municipal, é deixar o espaço fotogênico, para que todos possam registrar momentos no local, enviando para amigos e familiares. A instalação terá um metro de comprimento e será instalada próximo à Pedra de Itapuca, na Praia das Flechas, entre Ingá e Icaraí. Ao fundo ficará o Museu de Arte Contemporânea (MAC), considerado o principal cartão postal da cidade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!