Logo Enfoco


    Cidades

    Escolas de Maricá debatem a consciência negra

    Publicado 13/11/2019 às 19:18 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Negros são temas de palestra na Escola Municipal Darcy Ribeiro Foto: Ibici Silva

    Em homenagem pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro de Inoã, em Maricá, promoveu palestras, debates e trabalhos que tiveram como tema 'O Negro e as Profissões'.

    A ação realizada pelos educadores teve como objetivo incentivar a consciência histórica de uma sociedade que vivenciou longamente a escravidão e a reflexão sobre o impacto da cultura e da presença do negro no mercado de trabalho. Nesta terça-feira (12) a hairstyle Monique Gomez falou sobre o tema.

    O orientador pedagógico Marcos Vinícius Pereira contou que a ideia de trazer profissionais negros é estimular os alunos a postos mais altos na profissão.

    "Existe uma lei, desde 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e no mês de novembro estamos aproveitando para falar do negro nas profissões. Estamos trazendo diversos profissionais que estão em áreas de destaque, no sentido trazer a referencia do negro no mercado de trabalho", disse.

    A hairstyle e trancista, Monique Gomez, de 23 anos, palestrou para os alunos e falou da importância da força negra no mercado de trabalho.

    "Levar a minha experiência de jovem negra, periférica e mostrar aos jovens que é possível , estudando, ter acesso aos lugares mais altos no mercado de trabalho. Temos poucas referências de negros em postos altos e por isso temos que querer mais, estudar e garantir nosso espaço", contou.

    O aluno Gabriel dos Santos teve conhecimento sobre a consciência negra a partir das aulas.

    "A partir das aulas procurei saber sobre o tema, e poder entender o que estava sendo falado. Temos que ter respeito racial, principalmente no Brasil, onde mais de 50% da população é negra, éramos para ser o país com mais igualdade racial e não tem. Se corrermos atrás podemos transformar nossa realidade" explicou.

    As atividades acontecerão durante todos o mês na escola.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Programa Bolsa Acadêmica é aprovado em Maricá

    Próximo artigo
    >

    Gabarito do Enem é divulgado

    Relacionados em Cidades