Cidades
Engarrafamento na Ponte faz CCR Barcas adotar viagens extras
A Ponte Rio-Niterói foi interditada por 20 minutos, nos dois sentidos, nesta manhã de sexta-feira (5), para pouso do helicóptero do Corpo de Bombeiros. As equipes de resgate prestaram socorro aéreo ao motorista de um caminhão e ao ajudante envolvidos no acidente.
As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. O estado de saúde não foi divulgado.
O veículo se chocou contra outra carreta de grande porte e mais cinco carros de passeio, durante um engavetamento na altura da Grande Reta, na faixa sentido capital, antes das 7h.
Barcas
Por conta do acidente na Ponte, a CCR Barcas informa que realiza viagens extras por conta do aumento na demanda. Houve um salto de 43% na procura pelas barcas, no comparativo desta quinta e sexta-feira (5). A concessionária disse que até às 8h foram registrados 5,4 mil passageiros. Ainda na quinta, havia 3,8 mil passageiros, no mesmo horário.
Veja o trânsito no acesso à Ponte
A Ponte Rio-Niterói foi parcialmente liberada nos dois sentidos, às 8h05.
- Avenida Brasil: congestionamento na altura do Caju.
- Linha Vermelha: retenções desde a Maré.
- Avenida Rio de Janeiro: retenções na altura da Av. Brasil.
- Avenida Jansen de Melo, Marquês do Paraná e Roberto Silveira, em Niterói, com congestionamento sentido Ponte.
Restrições
As restrições para tráfego de caminhões na Ponte Rio-Niterói têm novas regras desde 1º de dezembro do ano passado. A Polícia Rodoviária Federal é responsável pela fiscalização.
No sentido Rio de Janeiro, caminhões com dois eixos não podem trafegar das 4h às 10h nos dias úteis. Já os veículos de cargas com três ou mais eixos podem passar na Ponte todos os dias, exceto das 4h ao meio dia.
Em direção a Niterói, veículos com dois eixos não têm restrições de horários. E os com três ou mais eixos podem passar todos os dias, com exceção do meio-dia às 22h. A resolução 5.914/2020 com as novas regras foi publicada no Diário Oficial da União pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
A PRF disse que caminhões que passam em horário proibido são autuados pelas imagens das câmeras de vídeo monitoramento. E que realiza quase mil autos infrações desta modalidade por ano na Ponte Rio-Niterói.
"A PRF, junto com a Ecoponte, realiza o monitoramento da via 24 horas e tomará as medidas cabíveis no caso", informa em nota.
As antigas restrições de horários para a passagem de veículos de cargas foram suspensas em abril de 2020, numa forma de evitar eventuais desabastecimentos provocados pela pandemia da Covid-19.
Com a retomada gradual do tráfego da Ponte, a ANTT publicou a resolução 5.914/2020, criando novas regras para o tráfego de caminhões na rodovia.
As novas medidas não alteram as restrições de tráfego na Ponte Rio-Niterói para cargas perigosas (excesso de peso) e produtos perigosos (inflamáveis, explosivos, abrasivos e corrosivos), que seguem mantidas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!