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    Enel reforça investimento em tecnologias para melhorias no serviço

    Centro de Operações do Sistema é a nova aposta da concessionária

    Publicado 06/10/2022 às 19:43 | Autor: Enfoco
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    • Mais de 100 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete por semana, para realizar a supervisão e o controle da rede elétrica
      Mais de 100 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete por semana, para realizar a supervisão e o controle da rede elétrica | Foto: Karina Cruz
    • O COS é responsável por toda a área de concessão da empresa
      O COS é responsável por toda a área de concessão da empresa | Foto: Karina Cruz
    • Centro de operações permite preparo para eventos climáticos
      Centro de operações permite preparo para eventos climáticos | Foto: Karina Cruz
     

    Com um centro de operações capaz otimizar o tempo de atendimento ao cliente e até antecipar eventos climáticos, a Enel Distribuição Rio, responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 66 municípios, do estado do Rio de Janeiro, revela os detalhes do quartel general tecnológico, que vai completar um ano na Zona Portuária do Rio.

    O Centro de Operações do Sistema (COS), responsável pela supervisão e controle do sistema elétrico de toda a área de concessão da distribuidora, conta com tecnologia e segurança para o monitoramento da rede elétrica e eficiência no atendimento. Segundo Thiago Moraes, responsável pela operação e manutenção no Rio de Janeiro, a Enel tem uma missão social.

    Aspas da citação
    A proposta da Enel é garantir que toda a sociedade tenha acesso à energia elétrica
    Thiago Moraes responsável pela operação e manutenção
    Aspas da citação
       

    Somente nos primeiros seis meses desse ano, a companhia informa ter investido mais de R$ 648 milhões em toda a área de concessão, com ações voltadas principalmente à melhoria de qualidade do serviço prestado.

    Telecontrole

    Funcionários treinados pela Enel monitoram o abastecimento de energia no estado
    Funcionários treinados pela Enel monitoram o abastecimento de energia no estado |  Foto: Karina Cruz

    Mas para onde vai esse investimento? Um dos principais pontos da Enel é projeto de Telecontrole. Atualmente, a empresa possui cerca de 6.700 equipamentos telecomandados na rede de média tensão e tem como meta encerrar o ano com 7 mil equipamentos, todos utilizados para monitorar o abastacimento dos mais de 3 milhões de clientes da empresa.

    A tecnologia do Telecontrole da rede de média tensão permite a identificação, de forma mais ágil e remota, de possíveis falhas na rede elétrica, causadas por fatores externos à rede, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou acidentes, envolvendo veículos e postes de sustentação da rede elétrica.

    Thiago Moraes é o responsável pela operação e manutenção da Enel Rio
    Thiago Moraes é o responsável pela operação e manutenção da Enel Rio |  Foto: Karina Cruz
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    Em 2016 demorávamos 26 minutos para realizar a recomposição de clientes após um evento na rede de média tensão. Em 2021, esse tempo foi reduzido para cerca de 4 minutos, ou seja, uma melhoria de 85% no tempo médio de restabelecimento''
    Thiago Moraes supervisor de controle
    Aspas da citação
      

    Com o telecontrole é possível reconfigurar remotamente a rede em alguns minutos e normalizar o serviço para clientes afetados por interrupção no fornecimento de energia elétrica.

     Atualmente 95% dos restabelecimentos de energia são feitos através do telecontrole. 

    Monitoramento do clima

    Cidades são monitoradas para antecipar danos
    Cidades são monitoradas para antecipar danos |  Foto: Karina Cruz

    Outro ponto de investimento da tecnologia da Enel no Centro de Operações é o monitoramento do clima na área de concessão.

    O sistema de previsão climática auxilia na tomada de decisões para emissão de estados de pré-alertas para períodos com previsão climática adversa, possibilitando definir, preventivamente, a mobilização de recursos extraordinários para o enfrentamento de possíveis emergências.

    O monitoramento serve ainda para prever possíveis instabilidades no funcionamento do sistema de energia e se preparar para um reparo remoto ou envio de equipes ao local, dependendo dos possíveis danos que podem ser causados e das regiões. 

    FGR

    Outra aposta da distribuidora é a tecnologia FRG (Funzione Rilevatori di Guast) — os Detectores de Falhas, usada para automação de manobras na rede.

    De acordo com a concessionária, a tecnologia permite manobras automáticas para isolar falhas na rede, mantendo apenas o trecho danificado isolado para atuação das equipes. 

    Integrado ao FRG, a companhia iniciou em agosto o uso do Sistema de Recomposição Automática Self Healing. Neste caso, além de desligar o trecho com defeito, a manobra permite fa redistribuição de carga automaticamente, normalizando a energia do cliente afetado de forma ainda mais rápida.

    Despacho automático de incidências

    O serviço de inteligência é usado para agilizar o envio de equipes para reparos na rede, a partir de reclamações sobre interrupção no fornecimento de energia.

    “No momento em que o cliente fica sem energia na casa dele, ele liga para a distribuidora e essa informação é encaminhada automaticamente para um sistema que distribui as incidências para as equipes de campo mais próximas efetuarem os reparos. Hoje, cerca de 80% dos nossos serviços são despachados automaticamente. Os outros 20% são feitos por meio dos nossos operadores.”, detalhou Thiago.

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