TRE
Empate marca votação pela cassação de Cláudio Castro
Ação apura supostos desvios no Ceperj e na Uerj
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) retomou nesta quinta-feira (23) o julgamento dos pedidos de cassação do governador Cláudio Castro (PL) e outros 12 réus. A sessão, iniciada pouco depois das 15h30, foi presidida pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
O desembargador Marcello Granado, que havia pedido vista na semana anterior, foi o primeiro a se manifestar sobre os pedidos de cassação. Granado julgou improcedentes os requerimentos da Procuradoria Regional Eleitoral e do ex-candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo, que alegaram abuso de poder econômico, político e de autoridade nas folhas secretas do Ceperj e da Uerj.
Em seguida, a desembargadora Daniela Bandeira de Freitas proferiu seu voto, acompanhando a decisão do relator e votando pela cassação e inelegibilidade de Castro e Bacellar, além da cassação de Pampolha. Entretanto, optou por absolver os demais réus.
O desembargador Gerardo Carnevale Ney da Silva também acompanhou o voto de Granado, absolvendo todos os réus. Com isso, a votação encontra-se empatada em 2x2 até o momento, considerando que o relator Peterson Barroso Simão já havia votado a favor da cassação na semana anterior.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!