Praia de Itaipu
Dono de barco encalhado em Niterói será ouvido pela Marinha
Não foi constatada poluição hídrica
O proprietário da embarcação de nome "Ayres Rio", em situação de encalhe na Praia de Itaipu, em Niterói, foi identificado nesta segunda-feira (29). A Marinha do Brasil vai notificá-lo para prestar esclarecimentos.
O Comando do 1º Distrito Naval disse ao ENFOCO que fez o acompanhamento de todo o procedimento de retirada do veleiro do local.
"Cabe salientar que não foram constatados poluição hídrica ou fatos que afetem a segurança da navegação", informou.
Leia+: Barco é arrastado por ventania e encalha em praia de Niterói
A Marinha esclareceu que enviou equipe de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) ao local assim que tomou ciência do encalhe.
Ainda no local a embarcação e o seu proprietário foram identificados.
Procedimento interno
Um procedimento interno será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Segundo a Marinha do Brasil, concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.
A partir daí será feita a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.
A Marinha lembra que incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e fluviais, além de pedidos de auxílio), (21) 2104-5480 e (21) 97299-8300 (diretamente com a CPRJ, para outros assuntos, inclusive denúncias).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!