Romance
Dicas para curtir o Dia dos Namorados em qualquer estilo
De trilhas a museus, programação é o que não vai faltar
Dia dos namorados chegando e as filas enormes dos restaurantes não são as únicas opções para quem quer comemorar. Programas culturais e outros ao ar livre, é o que não falta para curtir a dois. O ENFOCO preparou uma listinha de lugares para os casais curtirem e outros que já têm a programação garantida.
Para os amantes da natureza, uma boa trilha, um mergulho no mar ou um banho de cachoeira podem conectar ainda mais o casal. A jornalista Verônica Souza e o atleta Bruno Leal, optam sempre por passeios ao ar livre. O casal afirma que são seus programas preferidos porque são locais democráticos e que envolvem simplicidade e proximidade com a natureza e paisagens especiais.
"Nós dois compartilhamos a filosofia de que 'a felicidade se encontra nas coisas simples', então, desde o nosso primeiro encontro gostamos de estar em locais abertos, trilhas e caminhadas. Nesses ambientes nos conectamos com a natureza e aproveitamos para curtir a dois", disse Verônica.
Para o dia dos namorados a programação é especial. "Escolhemos um chalé em Nova Friburgo para celebrar a data. É um lugar bem aconchegante, intimista e cercado por montanhas. Vamos apostar no romantismo da Serra e no nosso espírito aventureiro para comemorar em grande estilo: desbravando as trilhas do lugar e colecionando boas recordações!", diz a jovem.
Compartilhamos a filosofia de que 'a felicidade se encontra nas coisas simples', então, desde o nosso primeiro encontro gostamos de estar em locais abertos, trilhas e caminhadas
Uma relação é feita de momentos que se eternizam, e isso, Gabriel Massena e Thatiane Piazza sabem bem. O publicitário e a historiadora são fãs de museus e até viajam para conhecer os escolhidos.
"Sempre que possível vamos a museus. Nossa prioridade em viagens é visitar o maior número possíveis e sem dúvida, é uma de nossas programações preferidas. Um museu fascinante seguido de um bom restaurante é a combinação perfeita. No domingo vamos curtir algum museu no Rio, almoçar e depois iremos ao Maracanã, ao jogo do Vasco com o Cruzeiro", disse Thatiane.
O casal concorda que os programas culturais, além de renovar as energias, contribui para o aumento do conhecimento de forma mais dinâmica.
Cada museu é como se fosse um livro em que você anda pelas páginas e cada um desperta emoções diferentes. Podemos nos maravilhar, questionar, refletir e até sentir um desconforto, dependendo do que está exposto. Entendemos os museus como uma das formas de compreender a cultura e as singularidades de uma cidade, estado ou país
Thatiane lembra de uma situação inusitada que passaram quando visitaram o Museu do Louvre, em Paris. "Fomos pra fila antes dele abrir e ainda estava escuro e o frio castigando. Nossa meta era ver o quadro da Monalisa de perto sem ter que dividir a sala com uma multidão. Conseguimos! Cinco minutos depois a sala estava abarrotada de gente. Lembramos dessa pequena vitória até hoje aos risos e foi o que chamam de 'perrengue chique', mas valeu muito a pena", conta.
Para quem curte um programa mais intimista, aconchegante e simples, ficar em casa pode ser a melhor opção. É o que a graduanda em serviço social, Keyce Felix e o escrevente Eduardo Rossini mais gostam de fazer. Para o dia dos namorados a programação deles é assistir um filme romântico, tábua de frios e um bom vinho.
"Ficar em casa sempre foi um dos nossos programas favoritos e com a chegada da pandemia e uma filha, se tornou nosso programa número um. Um bom filme ou série acompanhado de uma comida gostosa, é o sinônimo de um programa perfeito! Ficar em casa nos proporciona uma sensação de aconchego e segurança e nos permite descansar. Para quem tem a vida corrida, um final de semana em casa pode ser revigorante. Além de não precisar ficar horas na fila em datas comemorativas", conta Keyce.
Natureza
Caminhada, corrida, passeio de bike ou simplesmente tomar um café da manhã em meio a natureza. Muitos são os locais para um passeio ao ar livre e para os crushes que curtem uma bela vista, locais como o Parque da Cidade - que também possui diversas trilhas-, e o calçadão da praia de Piratininga, ambos em Niterói, são excelentes pedidas.
Para quem curte apenas trilhar, locais como Morro da Urca, Pedra Bonita e Morro das Andorinhas, em Itaipu, são boas opções.
O parque da Cidade abre de 8h às 18h e fica localizado na Estr. da Viração, s/n - São Francisco.
Museus e exposições
Para quem curte um programa mais cult, locais como o Centro Cultural banco do Brasil - CCBB, Instituto Moreira Salles e Museu Histórico Nacional, são boas pedidas para um passeio com o (a) amado (a).
O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66 - Centro do Rio e funciona de 9h às 20h
O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea e funciona de 10h às 18h
O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Câmara, s/n°, Centro do Rio e funciona de 13h às 17h
Passeio
Para um passeio despretencioso ao ar livre, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Quinta da Boa Vista, em São Cristovão, são locais que se destacam por serem alvos de belos cliques e rendem lindas fotos. Falando em espaços agradáveis, o Parque das Ruínas, é um local escolhido para namorar debruçado sobre a paisagem do centro e Baía de Guanabara, além de possuir um Centro Cultural com programação gratuita e exposições.
O Parque das Ruínas fica na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, e funciona de 9h às 16h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!