Cidades
Dia de Finados movimenta cemitérios de Niterói e São Gonçalo
Milhares de pessoas se encaminharam para cemitérios das cidades de Niterói e São Gonçalo, em busca de prestar homenagens a entes queridos, nesta terça-feira (2), feriado de Dia de Finados. No Cemitério do Maruí, localizado no Barreto, Zona Norte de Niterói, famílias puderam participar de missas em diferentes horários do dia, com objetivo de prestigiar e homenagear às vítimas da Covid-19.
O cemitério também ofereceu tendas para rodas de oração, levando a formação de inúmeros grupos religiosos. O movimento no local foi maior do que no último ano, devido à melhora dos números relacionados à pandemia do coronavírus. De acordo com Kátia Mesquita, a ida ao cemitério é uma tradição anual de família.
"Eu não tenho costume de comparecer ao cemitério, mas devido a uma tradição de família, eu venho aqui prestar homenagens aos meus familiares que estão enterrados. É muito triste você perder uma filha, que foi assassinada. Por isso, estou aqui em busca de fazer essa homenagem."
Katia Mesquita, professora
A ida ao cemitério no Dia de Finados se tornou uma rotina para Valéria Durval, auxiliar administrativa. Segundo ela, o costume veio através da tia.
"Eu venho como uma forma de homenagem às minhas irmãs, tias e avó que estão enterradas aqui. É muito doloroso, mas temos que homenagear quem foi tão importante pra nós."
Valéria Durval, auxiliar administrativa.
O Cemitério do Maruí disponibilizou uma programação especial para as pessoas que compareceram ao local. São quatro missas ao todo: às 8h, 10h, 14h e 16h. Na primeira missa do dia, o Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende, comandou o culto. Todas as missas foram realizadas na capela do Santíssimo Sacramento, dentro do cemitério.
Segundo a organização do evento, cerca de 100 pessoas são esperadas em cada missa.
Foto: Vítor Soares
Trânsito
Equipes da Guarda Municipal e agentes da Empresa Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) organizaram o fluxo de veículos na Rua General Castrioto, avenida onde o Cemitério do Maruí está localizado. A programação da Prefeitura de Niterói contava com a inversão da mão da General Castrioto e o direcionamento dos veículos para a Rua Dr. Luiz Palmier.
Contudo, o fluxo normal não sofreu alterações. Carros e ônibus puderam transitar livremente pela principal via de acesso ao cemitério. Também não houve mudanças no trânsito nos outros cemitérios públicos de Niterói. Guardas Municipais estiveram presentes no Cemitério São Francisco Xavier, em Charitas, e no São Lázaro, em Itaipu, e orientaram o estacionamento de veículos e a transição de visitantes.
Comércio
O Dia de Finados oferece a oportunidade para comerciantes de floriculturas aumentarem as vendas. Segundo o empresário Rubinei Amorim, o feriado contribuiu com a procura por flores de diferentes tipos e ajudou nas finanças de sua loja:
"A venda de flores está diminuindo a cada ano, mas o Dia de Feriados auxilia financeiramente. A expectativa é que só cresça no decorrer do dia. As pessoas estão nos procurando para poder comprar e homenagear os parentes que estão no cemitério."
São Gonçalo
O cemitério São Miguel, no bairro Pacheco, em São Gonçalo, também contou com programação especial para o Dia de Finados. As pessoas que compareceram ao local puderam assistir três missas no decorrer do dia. Quem optou por visitar o cemitério São Gonçalo, no Centro, também teve a mesma oportunidade. As missas foram realizadas por padres da Arquidiocese de Niterói.
Para a aposentada Nilma Fernandes, de 68 anos, as famílias que perderam entes para a Covid-19, merecem receber condolências:
"Eu estou aqui para prestar homenagens aos meus parentes que estão enterrados e também para as vítimas da Covid-19, uma doença que tirou a vida de tanta gente. Peço a Deus para abençoar todas as famílias dessas pessoas. Desejo que Ele abençõe os corações das pessoas e que traga mais humildade para todos."
O acesso aos dois principais cemitérios municipais, não teve registro de lentidão no trânsito.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!