Dia do Guerreiro
Devotos de São Jorge deixam folia de lado e prestigiam a missa em Niterói
Esta é a primeira celebração presencial depois da pandemia
Milhares de devotos de São Jorge estiveram presentes na celebração da igreja do Santo Guerreiro, localizada na Rua Doutor Alcídes Figueiredo, 16, no Centro de Niterói, no início da manhã deste sábado (23). No local, a multidão vestia vermelho e branco, cores que representam o homenageado. A data coincidiu com o carnaval, que foi adiado para abril devido ao aumento de casos da covid-19 em fevereiro. Esta é a primeira celebração presencial depois de dois anos de pandemia.
A missa teve início às 6h desta manhã e foi celebrada pelo padre Wallace Dahan dos Santos. De acordo com a organização do evento, este ano a tradicional procissão das 18h, que percorre as ruas Marechal Deodoro, Barão do Amazonas, São João, Luiz Leopoldo Fernandes, Conceição e Visconde de Sepetiba, não irá ocorrer devido a data ter coincidido com o carnaval de Niterói, que ocorre no Caminho Niemeyer.
Esta é a primeira celebração presencial depois de dois anos de pandemia.
Durante a celebração, diversos devotos levaram objetos para serem abençoados. O Padre, ao finalizar a oração, passou pela população jogando água benta.
Quem estava muito emocionado e chorando no local era o católico Inaldo Paixão Silva. De acordo com o mesmo, essa é a primeira vez, depois de dois anos, que ele pode voltar a celebração, já que foi suspensa devido a pandemia de Covid-19.
"Todo ano eu acompanho e, graças a Deus, São Jorge me acompanha até aqui. Pra mim tem toda importância da vida, desde que eu conheci São Jorge, a importância dele na minha vida é muito grande. Todo ano eu estou aqui, só não estive esses últimos dois anos por causa da pandemia", disse comovido.
A dona Elizabeth Araújo também não deixou de comparecer ao festejo para agradecer e depositar sua fé no santo.
"São Jorge é tudo pra mim, tudo que eu peço sempre é recebido com graça. Eu estou na missa todo domingo e no dia de São Jorge sempre acompanho", disse.
O simbolismo de São Jorge para os católicos é de Deus da luta em favor dos povos excluídos e marginalizados. Mas a data também é celebrada por outras religiões, como na umbanda e no candomblé, onde ele é simbolizado pelo orixá Ogum, que representa proteção.
A capela vai permanecer aberta durante o dia para a visitação. As missas irão prosseguir ao decorrer do dia, a última será celebrada às 17h.
São Gonçalo
A Capela São Jorge, localizada no bairro Sacramento, em São Gonçalo, também organizou as festividades para o Santo. A festa começou às 6h da manhã e segue durante o dia. Às 17h30 vai ocorrer a procissão pelas ruas do bairro. Eles finalizam o dia com a Santa Missa, às 18h30 e uma banda de louvor às 20h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!