Deslizamento
'Deus me protegeu', conta mulher que sobreviveu a desabamento em SG
Thais Tavares e a filha de 13 anos foram salvas do temporal
A manicure Thais Tavares Rodrigues, de 30 anos, vivenciou momentos de pânico e desespero ao ver sua casa desabar na noite desta segunda-feira (13), no bairro Engenho Pequeno, em São Gonçalo. No momento do incidente, ela, a filha de 13 anos, e uma cliente estavam no imóvel. Somente a cliente ficou soterrada e foi levada para o hospital da região. Bem perto dali, uma mulher acabou morrendo soterrada depois que uma avalanche de terra e lama desceu em direção à sua casa.
"Eu perdi tudo. Foi horrível. Eu tava atendendo a Raissa na varanda da minha casa, o raio caiu na minha casa nós tomamos um susto e corremos para dentro. Eu olhei para fora e estava caindo muita água na escada, parecia uma cachoeira. A parte debaixo da casa inundou, minha filha estava se preparando para dormir e falou que ia abrir o portão para a água descer. Depois disso, eu senti areia caindo na minha cabeça e foi caindo tudo", disse.
Leia+: Mulher morre soterrada durante chuva em São Gonçalo
Segundo ela, a cliente pediu socorro quando uma janela caiu em cima dela. A filha de Thais estava em choque e gritava pedindo para a mãe pular.
"Eu só gritava socorro, achava que a casa ia cair em cima de mim. Os vizinhos usaram uma escada e conseguiram me tirar de lá", contou.
Ainda segundo Thais, os bombeiros trabalharam por horas para retirar a cliente dos escombros. Ela foi levada para o hospital e passa bem.
Eu achei incrível que nada caiu em cima de mim. Deus me protegeu de uma forma surreal
Ela contou ainda que no momento do desabamento a casa estava dando muito choque e precisou desligar o relógio de energia elétrica. Thais e a filha moravam na casa alugada há cinco meses, onde a manicure montava um espaço de beleza e já atendia clientes.
Equipes do Corpo de Bombeiros montaram uma base na rua Adelina Ferreira Brasil, onde procuraram por um casa e uma criança de 4 anos que ainda estão desaparecidos.
Apoio
Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, equipes seguem em uma força-tarefa nas ruas, desde a madrugada desta terça-feira (14), devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. Ao todo, 47 pontos de apoio estão abertos para auxilio às vítimas.
No mesmo bairro, duas pessoas foram resgatadas com vida dos escombros de uma edificação residencial que colapsou na Rua Aldeia Barreto Couto. Bombeiros e Defesa Civil seguem no local em busca de possíveis vítimas.
A Defesa Civil de São Gonçalo informa que o município segue em Estágio de Atenção. O índice pluviométrico chegou a quase 200mm, ainda em atualização. Seguindo os protocolos de segurança, a Defesa Civil emitiu alerta via SMS durante a tarde para a população informando sobre a possibilidade de chuva forte.
Devido a quantidade de precipitação, as sirenes dos bairros Gradim 1 (Pontal) e 2, Patronato, Arsenal, Boa Vista, Engenho Pequeno 4, Engenho Pequeno 5,Engenho Pequeno 2, Porto Novo, Tenente Jardim, Zumbi 1, Zumbi 3, Nova Grécia, Novo México e Itaúna foram acionadas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!