Cidades
De volta ao caos
Irregularidades no trânsito marcaram a volta às aulas em Niterói nesta segunda-feira (4). Durante a entrada e saída dos alunos dos colégios, motoristas tiveram que lidar com pais e responsáveis parando em fila dupla nas ruas, deixando carros atravessados na pista e estacionando irregularmente.
Em Icaraí, por exemplo, mesmo com a um agente da Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans) circulando pelo quarteirão de um colégio particular, não foi suficiente para pais respeitaram as sinalizações de trânsito. De acordo com o comerciante local, Iran Pires, o primeiro dia de aula é sempre caótico.
“Acho que é porque os pais dos alunos novos ainda não tiveram tempo de matricular no transporte escolar e dirigir fica insuportável, é melhor vir a pé do que de carro. Entre 7h e 8h e 11h30 e 12h30, eu não aconselho ninguém a passar por aqui”, afirmou.
O funcionário de um estacionamento em frente à instituição de ensino, que preferiu não se identificar, afirmou que na manhã desta segunda-feira o local precisou rejeitar carros para estacionarem.
“Temos 84 vagas e tivemos mais de 200 carros querendo estacionar. Aí começam as barbeiragens, colocam o pisca alerta e fazem o que bem entendem”, disse.
No Fonseca, o trânsito na Alameda São Boaventura, no sentido Centro, ficou intenso por toda a manhã. Na frente de um colégio na região, era possível flagrar transporte escolar parado em cima da calçada e atrapalhando a passagem de pedestres.
Conscientização
A Nittrans começou, na sexta-feira (2), a campanha “Volta às aulas – Travessia segura”, que tem como objetivo conscientizar e orientar estudantes, pais, professores e população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança própria e de todos.
O presidente da NitTrans, coronel Paulo Afonso Cunha, explicou como está sendo desenvolvida a campanha.
“Vamos orientar pais e alunos nas escolas públicas e privadas de Niterói e em seu entorno sobre os cuidados na hora de atravessar a rua, o uso correto do cinto de segurança, os equipamentos de proteção para motociclistas – muitos estudantes são transportados pelos responsáveis em motocicletas –, sobre a proibição do uso do celular ao volante e como identificar se o transporte escolar das crianças e jovens é seguro e legalizado”, afirmou.
A campanha conta com distribuição de material didático para os estudantes e seus responsáveis, nas portas das escolas, visita guiada ao Centro de Controle Operacional (CCO), onde o trânsito da cidade é monitorado, distribuição de material informativo sobre trânsito, com foco na recorrente irregularidade da formação de fila dupla nas portas das escolas no momento do embarque e desembarque dos estudantes.
A autarquia também informou que a partir do mapeamento de escolas localizadas em regiões da cidade com maior incidência de acidentes de trânsito, realizará abordagem didática a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com distribuição de material educativo no Centro, no Fonseca, em Icaraí, em Itaipu e em São Francisco.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!