Cidades
Curso de especialização traz conhecimentos à Guarda Municipal de Maricá
Aliar qualificação profissional, humanização e otimização da segurança pública na cidade. Esse é o objetivo do curso “Gestão de Políticas de Segurança Pública Municipal”, promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (Seop) direcionado aos guardas municipais.
Entre os temas abordados pelo curso estão a gestão de pessoas, liderança, gestão de conflitos e processos administrativos disciplinares.
De acordo com o secretário da pasta, Julio Cesar Veras, a especialização é de suma importância para tornar a Guarda de Maricá referência para outros municípios e promover a integração com outras instituições.
“Nós acreditamos que a reestruturação e profissionalização da Guarda passa pela educação, pela especialização. Com isso, a instituição vai ganhar uma base sólida e será reconhecida pela qualidade do seu serviço e estará apta a galgar outros desafios”, destacou.
Os alunos do curso aprovam a iniciativa. Para Janaína dos Santos, agente da Seop, de 49 anos, a oportunidade de uma especialização veio em uma boa hora, auxiliando a resolver dificuldades que possam surgir no dia a dia profissional, além de melhorar o serviço prestado à população de Maricá.
“Estudar nunca é demais e buscar conhecimento é o caminho para sanar as dificuldades enfrentadas no dia a dia profissional. Entender como lidar com as situações é primordial, porém só se alcança este objetivo aprendendo a fazer, praticando. Este curso está sendo um divisor de águas, sendo orientada da melhor maneira de gerir pessoas e uma instituição de grande porte”, afirmou.
Já para Danielly Roza Nunes, de 28 anos e trabalhadora do setor jurídico da instituição, a especialização, que conta com ampla participação de agentes mulheres que atuam na segurança de Maricá, ressalta a representação feminina e ajuda na trajetória profissional ao agregar novos conhecimentos.
“Estudar e se qualificar nunca é desperdício, a Guarda Municipal de Maricá está crescendo junto à cidade e esta especialização melhora o nosso serviço e profissionaliza a instituição, já que são grandes as demandas e a extensão do trabalho. Além disso, vejo que a mulher vem ocupando um espaço muito importante na sociedade atualmente e na SEOP não é diferente, com a inclusão das mulheres na própria área da gestão, já que a capacidade de gerir independe de gênero", disse.
O curso é realizado presencialmente na Cidade da Ordem Pública, no bairro do Barreto, em Niterói, por meio de uma parceria entre a Seop de Niterói, o Instituto Selecon e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A carga horária da especialização é de 448 horas-aula, contando, inclusive, como uma pós-graduação, com a apresentação de um artigo científico ao final da especialização.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!