Cidades
Cultura volta a ter status de secretaria em São Gonçalo
Antes incorporada à pasta de Esporte e Lazer, o setor da Cultura de São Gonçalo vai voltar a ter status de secretaria no novo governo do prefeito Capitão Nelson (Avante).
Em um dos seus primeiros atos na condução do município, o novo chefe do executivo gonçalense havia 'rebaixado' e renomeado a pasta que seria incorporada a outras divisões dentro da prefeitura. O vereador Lucas Muniz (PP) foi o escolhido pelo capitão de São Gonçalo para chefiar os trabalhos na pasta.
A prefeitura disse que houve um erro na publicação da edição do Diário Oficial que excluía a pasta e que volta com o setor no município.
Capitão Nelson ainda promoveu outras mudanças, que foram mantidas, unindo as pastas de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência com a de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, que foi renomeada para Assistência Social. Além disso, a pasta de Desenvolvimento Econômico englobou ainda Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pesca e Trabalho.
Vereador pelo município, Romário Régis (PCdoB) explica que o setor é de extrema importância para o município e que deverá enfrentar desafios com as iniciativas para o órgão.
"É um equívoco acabar com a secretaria de Turismo e Cultura. Teremos desafios em relação a essas políticas na cidade, como organizar a programação da lei Aldir Blanc, a manutenção dos aparelhos e a abertura do teatro municipal. Falei com o governo e eles disseram que vão voltar com a secretaria sendo um órgão autônomo", disse.
Desafios
O setor da cultura em São Gonçalo parece ser o calcanhar de aquiles de governantes da cidade. Segundo levantamento do Mapa das Desigualdades, produzido pela ONG Casa Fluminense, que compila dados socioeconômicos dos municípios do Rio de Janeiro, a cidade de São Gonçalo destinou apenas 0,08% de despesas empenhadas no orçamento para o setor.
Além disso, segundo o estudo, o município possui 13 salas de cinemas, todos em shoppings centers da cidade, e apenas um museu, localizado no bairro do Zé Garoto, no Centro, que passou a ser dormitório de moradores em situação de rua. O único teatro municipal da cidade, construído ainda na gestão do ex-prefeito Neilton Mulim, continua fechado à população.
Nomes anunciados
Além do vereador Lucas Muniz à frente da pasta de cultura, o prefeito também anunciou outros dois nomes para compor seu quadro de secretários. Para assumir a secretaria de Ordem Pública foi escolhido o major da PM, David Ricardo Gonçalves Costa.
O militar esteve na coordenação do Programa Niterói Presente, de dezembro de 2017 até janeiro de 2020 quando foi transferido pela Secretaria de Governo do Estado, para assumir a subcoordenadoria do Lapa Presente onde ficou por uma semana.
Ainda em janeiro de 2020, ele assumiu a coordenação do Nova Iguaçu Presente, e ficou até até agosto, após ser convidado para ser coordenador operacional do Segurança Presente no Estado.
Major David, agradeceu ao prefeito pelo convite e disse que vai buscar levar para São Gonçalo, o aprendizado na Polícia Militar, e em especial no Niterói Presente.
"Vamos procurar integrar as Forças de Segurança do município com as Polícias Militar, Civil e também Guarda Municipal. Com essa integração, vamos buscar as metas que foram prometidas na campanha do prefeito, além de organizar o espaço urbano. Além disso, queremos trazer de volta a São Gonçalo a paz do ir e vir. È um desafio muito grande e sabemos que não é fácil, mas estamos empenhados em trazer soluções e os resultados que a população espera da gente", afirmou.
Para a secretaria de Habitação, assume a publicitária Mariana Mendes Nogueira, que tem experiência em gestão e adme inistração e marketing.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!