Cidades
Cordão da Bola Branca resgata tradição do carnaval em Niterói
Centenas de foliões se reúnem desde as primeiras horas da manhã deste sábado (15), para o desfile do Cordão da Bola Branca, no bairro Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Ao som das tradicionais marchinhas e sambas-enredo, o bloco formado em 2018 resgata a tradição do carnaval de rua.
Por volta das 10h, o movimento de foliões já era grande na concentração, na Praça Getúlio Vargas, entre as ruas Miguel de Frias e Álvares de Azevedo. O bloco percorre toda a extensão da Praia de Icaraí, pela Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres. Segundo os organizadores, a expectativa do evento é arrastar mais de 2 mil foliões.
Folião de carteirinha, o atendente de telemarketing, João Victor Rangel, de 33 anos, já perdeu as contas de quantos blocos participou só este ano. Morador da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, ele formou com uns amigos uma espécie de rede para informar sobre as atrações do carnaval.
“Se tem bloco, eu estarei lá, sem dúvidas. Eu e meus amigos criamos um grupo no WhatsApp para troca informações dos blocos de Niterói e do Rio. No nosso grupo não aceitamos 'não' como resposta Marcamos presença em quase todos os blocos”, contou.
A folia foi uma estreia para a pequena Ana Julia, de apenas 7 anos. Aos olhos atentos dos pais, a menina se jogou no clima do carnaval.
“Essa é a primeira vez que ela vem com a gente. Como notamos que a sensação de segurança é boa, decidimos trazê-la para que estreasse seu primeiro carnaval em um bloco de Niterói”, disse a mãe, Valéria Rios, de 38 anos.
O Bola Branca participará ainda do carnaval da Prefeitura de Niterói. No domingo (23), às 14h, o grupo se apresentará na Lona Cultural Arthur Maia, no Horto do Barreto. Já na segunda-feira de carnaval (24), será a vez do Campo de São Bento, no mesmo horário.
Em atualização...
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!