Logo Enfoco


    'Morcego da Tijuca'

    Conheça o Batman carioca: 'Um herói da vida real'

    Rafael mora no Rio, mas nasceu em Niterói

    Publicado 08/09/2023 às 17:46 | Atualizado em 08/09/2023 às 18:04 | Autor: Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    É no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que o jovem realiza suas bat-rondas
    É no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que o jovem realiza suas bat-rondas |  Foto: Reprodução

    Tornar-se um super-herói é uma fantasia da maioria das crianças e adolescentes, não é mesmo? No caso de Rafael Naval, que tem o transtorno do espectro autista (TEA), não foi diferente. O jovem de 21 anos, desde muito pequeno, desenvolveu uma paixão gigante por essas histórias. No entanto foi a história do Batman que ganhou um espaço especial no seu coração. 

    Enquanto o Homem-Morcego original se aventura pelas ruas de Gotham City, Rafael não vai para tão longe. É no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, que o jovem realiza suas bat-rondas e busca levar uma mensagem de esperança e alegria à cidade. 

    Em seu último aniversário, Rafael pôde realizar outro sonho. Junto com os amigos, ele escreveu, produziu e lançou um fan film baseado na história do Batman. O curta-metragem, intitulado “O Cavaleiro das Sombras” e disponível no Youtube,  possui 22 minutos e conquistou o coração dos fãs do Homem-Morcego. 

    O filme retrata os primeiros anos da carreira do Batman, vagando pela Grande Tijuca ao lado de seus fiés companheiros. Todos os cenários do curta foram improvisados, gravados dentro da casa de Rafael e em espaços conhecidos do bairro. A produção logo viralizou nas redes sociais. 

    Segundo a mãe, a professora Clara Bueno, de 45 anos, a paixão pelo Batman nasceu bem cedo no coração de Rafael. Nascida e criada na cidade de Niterói, ela explica, ainda, que tudo começou quando ainda moravam no bairro de Icaraí. 

    "Essa paixão é desde criança.  Ele sabia todas as falas do personagem nos filmes. O autista tem um hiperfoco, e o dele sempre foi o Batman", disse. 

    Devido a sua condição, Rafael sempre encontrou dificuldade para se relacionar com o mundo a sua volta. Clara conta que fazer amigos, por exemplo, era um desafio para ele, o que o deixava sozinho na maior parte do tempo. 

    "Meu filho sempre viveu em isolamento. A principal dificuldade do autista é social. Se relacionar, fazer amigos. Meu filho passou grande parte da vida sem ter amigos. Nos aniversários, eu precisava me desdobrar com estratégias pra ter convidados porque meu filho não gostava de futebol por exemplo, como os colegas da idade dele. Por conta disso e outras questões, ele se excluía e era excluído dos grupos", desabafou. 

    Contudo, foi na sua relação com o Batman, que Rafael encontrou a possibildiade de se expressar. Ele viu que, por trás da fantasia e das tecnologias do Homem-Morcego, havia muito em comum entre ambos. As dificuldades e perdas vividas pelo personagem nos filmes fizeram com que Rafael passase a se enxergar como um herói. Ou melhor, um herói da vida real. 

    "Ele diz que é o Batman da vida real que, apesar das dificuldades que o transtorno e intercorrências da vida lhe trouxeram, nada o impediu de prosseguir em busca dos seus sonhos", enfatizou. 

    E, ao observar o filho fazendo amigos e se divertindo, o sentimento que chega para Clara não poderia ser outro. 

    "Meu sentimento de mãe é felicidade e mais do que isso, poder divulgar a diversidade e acolher as diferenças sempre. Hoje meu filho é mais feliz porque teve o seu lugar respeitado. E todos merecem isso. Rafael me dá muito orgulho: é altruísta e está sempre disposto a ajudar os outros. Um verdadeiro herói", concluiu. 

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Motorista que atropelou ator encerra vakinha e denuncia conta fake

    Próximo artigo
    >

    ‘Não é o método’, diz diretor da PRF sobre caso de menina baleada

    Relacionados em Cidades