Cidades
Concurso: 3 mil vagas temporárias para o Corpo de Bombeiros do Rio
O concurso do Corpo de Bombeiros com 3 mil vagas temporárias foi autorizado pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, por meio do Diário Oficial desta quinta-feira (1º). O edital ainda não foi publicado.
O cronograma das inscrições ainda será divulgado, por meio do site da FunRio, banca organizadora do concurso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a nova modalidade de Serviço Militar Temporário consiste na seleção voluntária de homens e mulheres com idades entre 18 e 25 anos, para praças temporários, e 35 anos para oficiais temporários. Os jovens poderão servir à instituição por até oito anos, renovados anualmente.
Para o cargo de oficial é necessário nível superior completo, com graduação na área de interesse. Já médicos especialistas terão que apresentar especialidade correspondente. Para soldado temporário, o candidato precisa ter o nível médio completo.
Os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro militar de carreira de mesma classe ou nível e escala hierárquica. Já os praças temporários terão direito ao salário inicial conforme previsto na lei de remuneração dos militares do Estado. Na hipótese de prorrogação do serviço, praças passarão a ter direito a pagamento escalonado, não superior a de um bombeiro militar de carreira de mesma classe ou nível e escala hierárquica.
Os militares temporários não adquirem estabilidade e, após serem desligados, passam a compor a reserva não remunerada da corporação. Quem permanecer pelo menos um ano no serviço, tendo bom aproveitamento, receberá o título de habilitação equivalente a de um bombeiro civil.
Segundo a corporação, a remuneração bruta de um Cadete para se formar Oficial é de R$ 3.200. Após três anos de formação, como Aspirante, os ganhos aumentam para R$ 6 mil.
O secretário de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio, Leandro Monteiro, comemorou a autorização do governador.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!