Cidades
Comida e música boa em festival de Maricá
Dezenas de famílias se reúnem durante a primeira edição do Festival Sabores da Roça, no Espraiado, em Maricá, na tarde deste sábado (19). No ambiente, cercado pela Mata Atlântica, são servidos os melhores pratos da gastronomia típica do interior, como baião de dois, galinha caipira, bolinho de aipim, torresmo, caruru, vatapá, além de caldos, petiscos, doces caseiros e bebidas elaboradas.
A programação que começou às 12h, alia o melhor da culinária com shows musicais de artistas da região, que apresentam sucessos tradicionais do forró e sertanejo raiz. O evento também criou uma área infantil com brinquedos disponíveis para a criançada.
As famílias Gregg e Araújo saíram de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, para visitar um parente na região do evento e aproveitaram a viagem para conhecer o festival.
“Chegamos aqui por volta de 13h. Aqui no nosso meio tem irmãos, tios, filhos, sobrinhos. Aprovamos várias opções de comidas, estão todas muito boas. As crianças estão aproveitando para brincar também no pula-pula, nas casinhas de diversão. Só não vamos ficar o dia todo por conta dos nossos compromissos”, disse a veterinária Wilmara Gregg, de 35 anos.
Além de valorizar o turismo no bairro rural charmoso da cidade, com cachoeiras e trilhas, onde a vegetação é preservada, o evento busca evidenciar a gastronomia e o trabalho dos empreendedores locais.
Donos do stand de bebidas destiladas “Paladar Artesanal”, João de Sá e Dilméia de Sá, moradores de Maricá e casados há 25 anos, disseram que sempre marcam presença em feiras e festivais da cidade, como a própria Economia Solidária, que acontece aos domingos na Praça Orlando de Barros Pimentel, na Região Central.
“Trabalhamos muito a destilação caseira (home distilling). A nossa proposta é ensinar as pessoas produzirem suas próprias bebidas. Temos um espaço em casa e as pessoas vêm pra fazer seu whisky, vodka e outros. Ensinamos os processos de onde comprar e as pessoas curtem, descobrem um novo hobbie. Vou criando sabores, aromas. Temos parcerias com a agricultura de Maricá também”, disse João de Sá.
Quem passa pelo local também tem acesso à exposição do que é produzido no Espraiado, principalmente, artesanatos.
Segundo a organização do evento, a grande novidade musical é o grupo Viola de Seis. Os músicos se apresentam às 20h. Também estão na programação vozes conhecidas da cidade, como Bruno Berner, Edinho Manhoso, Marianna Cunha e a Banda TatudoEmCasa.
O festival que é uma realização da Prefeitura de Maricá em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Associação de Moradores do Espraiado (AMA), também recebe a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca que faz uma mostra da agricultura familiar local.
O encerramento oficial acontece neste domingo (20) às 19h.
Programação
Dia 19/10 (Sábado)
17h – Show com o cantor Bruno Berner
20h – Show com o grupo Viola de Seis
22h – Show com o cantor Edinho Manhoso
Dia 20/10 (Domingo)
12h – Abertura com som mecânico
14h – DJ Accqua
15h – Show de voz e violão com Edy Baiano
17h – Show com a cantora Marianna Cunha
19h – Show com Betinho Bahia e Ismayer Alves
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!