Cidades
Comércio de Niterói desrespeita novas restrições
Publicada às 10h11. Atualizada às 13h13.
A Prefeitura de Niterói publicou um decreto, na manhã desta sexta-feira (5), com medidas restritivas com relação ao combate ao coronavírus. O ‘novo cotidiano’, que começa na mesma data da publicação, tem restrições no horário de funcionamento de comércios de rua e proibições na prática coletiva de esportivas em praias. Se na orla da Praia de Icaraí o decreto foi respeitado, nos comércios a coisa foi bem diferente.
De acordo com o decreto, os comércios de rua possuem um novo horário de funcionamento a partir desta sexta-feira (5), das 10h às 19h. Entretanto, o que se viu nos bairros Icaraí, Ingá e Centro, áreas consideradas de grande risco de contaminação em virtude da intensa circulação de pedestres, foram lojas abertas antes do horário regulamento pelo decreto. Isso tudo acontecendo sem quaisquer fiscalização ou presença de funcionários da Secretaria Municipal de Ordem Pública, responsável pela fiscalização no cumprimento das medidas restritivas.
As irregularidades foram encontradas em comércios localizados nas ruas Miguel de Frias e Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí; Rua Doutor Paulo Alves, no Ingá; Avenida Visconde do Rio Branco, Avenida Amaral Peixoto e Rua da Conceição, no Centro de Niterói.
Praia
Embora os comércios de rua tenham desrespeitado o decreto, os praticantes de esportes coletivos nas praias respeitaram e não se aglomeraram em circuitos, futebol de areia e outras atividades realizadas em grupo, que são frequentes na orla de Icaraí.
Um das pessoas que realizou o seu exercício individual, nesta manhã, foi o aposentado Luís Guilherme de Oliveira, de 78 anos, que ressaltou a importância das medidas restritivas no combate a Covid-19.
“É realmente importante que exista um plano de combate ao coronavírus na cidade. Da forma que estava, o pior estava por vir. Milhares de pessoas sem máscara, tudo funcionando sem o menor controle... Tomara que dessa forma melhore em alguma coisa”, disse o aposentado.
Punição
Questionada a respeito das irregularidades, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) informou que, desde as primeiras horas da manhã, fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas estão percorrendo o comércio da cidade, realizando, em um primeiro momento, um trabalho de orientação quanto aos novos horários de funcionamento dos estabelecimentos, como uma das formas de conter o avanço do coronavírus. Os comerciantes estão sendo orientados e, caso haja desrespeito, o estabelecimento poderá ser multado ou interditado.
"Guardas Municipais também estão nas ruas orientando o comércio ambulante legalizado. Além disso, agentes estão atuando nas praias, informando sobre as novas regras para atividades esportivas", informava a nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!