Carnaval 2023
Com Paolla Oliveira, Cordão da Bola Preta reúne foliões no Rio
O bloco arrastou quase um milhão de pessoas para o Centro
Reunindo quase um milhão de pessoas no Centro do Rio, o tradicional bloco de Carnaval 'Cordão da Bola Preta' fez a alegria dos foliões neste sábado (18), primeiro dia de Carnaval. Rainha de Bateria do Cordão da Bola Preta, Paolla Oliveira esbanjou carisma e tirou fotos com diversos fãs durante o evento.
A atriz, que também vai desfilar pela Grande Rio na Sapucaí, conversou com o ENFOCO sobre a sensação que está tendo com esse Carnaval.
"É delicioso estar aqui. Bola é tradição, alegria, muita gente na rua", contou ela. Indagada sobre as expectativas para o desfile pela Grande Rio no domingo, Paolla disse: "Tô animada, animadíssima. A Grande Rio vai vim linda e vai abrir a Sapucaí. Não é um horário fácil, vamos todos para a avenida cedo para prestigiar a Grande Rio".
O Cordão da Bola Preta é um bloco tradicional que desfila desde 1918 no município do Rio, sendo interrompido apenas pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos. Um dos organizadores do bloco, o produtor cultural e presidente da Liga dos Amigos do Zé Pereira, do qual o Bola Preta faz parte, Rodrigo Rezende, falou sobre o bloco.
"Para mim, não existem palavras para estar aqui. É o bloco mais emblemático, mais tradicional, é emocionante, que já tem mais de 100 anos. Esperamos que se mantenha por muito anos. O Bola Preta é o que chamamos de quartel general do Carnaval, é o mais emblemático, onde todos se abrigam", disse ele que realiza projetos no Bola Preta há 11 anos, mas produz desfiles há dois anos.
Quem também estava no Globo era a atriz Leandra Leal e a também atriz Emanuelle Araújo. Além delas, desfilaram no bloco as musas da festa e outros representantes do megabloco com as cores preta e branca. O bloco é patrimônio cultural carioca desde 2007.
Foliões
O que não faltou na festa também foi a empolgação dos foliões que cantaram as mais diversas músicas de Carnaval tocadas durante a passagem do megabloco.
O advogado Carlos Alberto da Costa Figueiredo é amante do Carnaval e do Bola Preta. "Carnaval de rua é o Bola Preta. Aqui tem a seriedade do verdadeiro Carnaval de rua. Eu vim hoje fantasiado com as cores do Bola Preta hoje em homenagem", afirmou ele.
O francês e português João da Riba estava curtindo o Carnaval pelo primeiro ano no Bola Preta e se encantou. "O Carnaval do Rio é fantástico, muito bom. Viva o Brasil", disse ele que arranhou no português do Brasil.
As amigas Cláudia Wendling e Laura Tassiarini também curtiram a folia juntas. As cariocas também adoram o Carnaval. "É o nosso primeiro ano aqui no bloco e estamos adorando. É indescritível essa sensação. Carnaval para a gente é alegria, vida, brincadeira", falaram as amigas em coro.
Duas das fantasias mais criativas do bloco eram a de dálmata e Cruella de Vil, do filme 1001 Dálmatas. Alexandre Ramos era um dos cachorros na fantasia. "Eu curto o bloco desde 1999. Sempre viemos de coelho, mas esse ano quisemos inserir a nossa amiga depois da pandemia e ela virou nossa Cruella. O Carnaval para mim é alegria, diversidade. O Rio de Janeiro tem a cultura mais bonita do mundo para mim, eu não troco por nada e estávamos precisando de tudo isso nesse Carnaval", afirmou o promoter de 50 anos.
Além do Cordão da Bola Preta, outros 47 blocos autorizados pela Prefeitura desfilam neste sábado de Carnaval. Entre eles, destacam-se: Afoxé Filhos de Gandhi (Saúde); Céu na Terra (Santa Teresa); Banda de Ipanema (Ipanema); Bloco Amigos da Onça (Flamengo), Bloco da Terreirada (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão); Bloco dos Barbas (Botafogo), Escangalha (Jardim Botânico) e Empolga às 9 (Copacabana).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!