Saúde
Com a alta de Covid-19, procura por testes aumenta em Niterói e Rio
Aumento de casos positivos preocupa a população
A procura por testes de Covid-19 movimentou postos de saúde em Niterói e na Região Metropolitana do Rio, nesta terça-feira (14). O aumento no número de positivados está preocupando a população. A disputa nas filas está cada vez mais acirrada.
Em Niterói, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de casos positivos, na última semana, foi de 26%. Cerca de 4.600 testes foram realizados no município nos últimos dias. O boletim epidemiológico da cidade, do dia 4, confirmou 458 novos casos da doença.
O estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Guilherme Bastos, estava na fila da Policlínica Regional Doutor Carlos Antônio da Silva, no bairro São Lourenço, para fazer o teste, depois de sentir um mal estar. A confirmação da doença veio logo em seguida.
Acordei sentindo sintomas gripais, esperei três dias e vim aqui para fazer o teste, deu positivo. Já esperava né, com esse aumento de casos, a gente que precisa sair tá arriscado a pegar mesmo. Agora é me cuidar e proteger quem mora comigo
O município iniciou a aplicação da quarta dose de reforço, ou segunda dose de reforço, para pessoas a partir de 50 anos, nesta segunda-feira (13). Já a terceira dose esta sendo destinada para pessoas com12 anos ou mais.
A dona de casa Márcia de Souza, 53 anos, foi até o posto para garantir a vacina no braço e ganhar um pouco mais de segurança na luta contra a doença.
"É preciso se prevenir. Olha como isso volta do nada, várias pessoas se contaminando. Tá tudo bem e do nada começam a aumentar [os casos de Covid-19]. Eu vim garantir logo minha dose, é o mínimo que podemos fazer, além de usar a máscara e manter a higiene, usar o álcool em gel" disse.
Aumento de casos de Covid eleva procura por testes
Em relação a cobertura vacinal, 71,2% da população a partir de 18 anos está vacinada com o esquema completo (3 doses). Para D1 e D2, essa mesma população apresenta 100% de cobertura, segundo a secretaria.
Rio
A Prefeitura do Rio informou que está monitorando a situação epidemiológica na cidade, em relação ao número de casos, internações e óbitos.
No momento, a cidade não precisou abrir novos leitos de internação mas, se for necessário a SMS vai reverter leitos da rede municipal que estão direcionados para outras especialidades para atender pacientes com Covid.
O último boletim epidemiológico registrou 497.141 casos confirmados, 1.762 óbitos em decorrência da doença e a taxa de leitos ocupados está em 49%.
São Gonçalo
De acordo com o boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo não registrou novos óbitos em decorrência do novo coronavírus nesta segunda-feira (13), mantendo o número de 4.029 óbitos no total.
A taxa de ocupação das enfermarias é de 0% e dos Centros de Tratamento Intensivo (CTI) é de 43%. Houve aumento de leitos e de busca por testes.
A cidade tem 157.769 casos confirmados, 153.279 curados, 11 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 450 em quarentena domiciliar e 4.029 óbitos confirmados.
Maricá
O último boletim epidemiológico da cidade saiu no dia 6 deste mês. Nele consta 26.886 casos confirmados e 818 óbitos. Maricá possui 93,6% da população com a dose completa da vacina.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!