Logo Enfoco


    Cidades

    Cobra invade residência e é resgatada por guardas ambientais em Niterói

    Publicado 29/10/2021 às 18:11 | Atualizado em 29/10/2021 às 19:01 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Cobra invade residência e é resgatada por guardas ambientais em Niterói
    Serpente foi resgatada por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói e reintegrada à natureza na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Foto: divulgação

    Uma jiboia de cerca de três metros, encontrada no jardim de uma casa no bairro do Engenho do Mato, em Niterói, assustou moradores na manhã desta quinta-feira (29).

    A serpente foi resgatada por integrantes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói e reintegrada à natureza na área do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Os agentes chegaram até o local através de uma ligação dos moradores para o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). 

    A Guarda ambiental orienta os moradores a entrarem em contato com o número 153 sempre que encontrarem um animal silvestre, para que as equipes possam fazer o resgate de forma segura.

    Somente em 2021, as equipes resgataram mais de 200 serpentes. Quando se tratam de espécies venenosas, elas são levadas para o Instituto Vital Brazil. Os animais não peçonhentos são reintegrados em áreas de proteção ambiental.

    O grupamento ambiental de Niterói participa regularmente de cursos ministrados pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói e pelo Instituto Vital Brazil em diversas áreas, como resgate, segurança e meio ambiente, contato com a fauna silvestre urbana, animais peçonhentos, entre outros.

    Reintegração 

    A Guarda Ambiental tem um procedimento para cada tipo de demanda. Após serem acionados, os agentes capturaram o animal que, logo em seguida, teve suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à unidade de conservação mais próxima.

    Já os que foram capturados e apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; Econservation, empresa de estudos e projetos ambientais, Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Trânsito lento na saída para o feriadão para Região dos Lagos

    Próximo artigo
    >

    Escolas de Niterói liberadas para aulas 100% presenciais

    Relacionados em Cidades