Cidades
Cobra em janela de casa assusta moradores de Charitas
Moradores de um condomínio em Charitas, Niterói, levaram um susto nesta manhã de sexta-feira (24) com uma visita inesperada. Sem a menor cerimônia, uma cobra, jibóia, de cerca de 2,5 metros, descansava na varanda da casa.
Passado o susto inicial os moradores entraram em contato com o número 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que acionou a Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal de Niterói . O animal foi resgatado e reintegrado ao seu habitat natural no Parque Estadual da Serra da Tiririca.
“É importante que a população faça como esses moradores e entre em contato imediatamente quando encontrar um animal silvestre. Pelo bem do animal e da própria pessoa, pois o bicho pode se sentir acuado e reagir. Os guardas têm todo o treinamento para fazer o resgate”, explica Jociley Pereira, um dos integrantes da coordenadoria ambiental da Guarda.
Ele explica que a maioria dos animais, após a contenção e captura, é reintegrada na unidade de conservação mais próxima do local de resgate, após avaliadas as condições físicas.
Os que apresentam algum tipo de debilidade são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Crase), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou Instituto Vital Brazil, quando é o caso de cobra venenosa.
Animais como os caranguejos apreendidos em época de defeso são levados para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!