Cidades
'Chuva de bênção' marca feriado de São Sebastião no Rio
A tradicional festa de São Sebastião foi realizada de maneira diferente na manhã desta quarta-feira (20). Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a devoção ao santo das guerras e das epidemias foi com fiéis recebendo a bênção do portão da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Com movimentação tranquila no entorno da igreja, os devotos receberam água benta jogada pelos freis por cima das grades do templo.
Mesmo sob forte calor, muitos fiéis levaram itens para serem abençoados, como carteiras de trabalho, fitas relacionadas ao santo e até um cachorro.
Acompanhando a missa do lado de fora dos portões pela primeira vez, a aposentada Suely Souza, 70, não desanimou e foi receber a benção do santo católico.
"Não vim no ano passado, que foi a última com público, mas todos os anos eu venho. Desta vez, infelizmente, tivemos essa pandemia e foi um pouco diferente, mas estou aqui para celebrar São Sebastião", contou a aposentada.
A tradicional procissão, desta vez, não vai acontecer pelas ruas do Rio. A missa e o restante da programação serão exibidos pelas redes sociais da igreja.
Para 2021, o tema escolhido da Trezena de São Sebastião foi “São Sebastião, Mensageiro da Esperança”.
Entre as atividades previstas estão: a tradicional Missa no Santuário Basílica de São Sebastião, na Tijuca, às 10h; e uma carreata que sairá às 14h30 da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no centro da cidade. Em seguida, será realizada uma 'Missa Drive-In' na porta principal da Catedral, às 17h.
“Tempo de esperança! Neste ano esse é o tema da trezena. Olhando para o futuro, construímos juntos nossos sonhos”, destacou o Cardeal Dom Orani João Tempesta.
Eduardo Paes
Presente na cerimônia, o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, tambem pediu a bênção do padroeiro da cidade nessa volta à prefeitura como chefe do executivo carioca.
"Tinha quatro anos que eu não podia comemorar como prefeito do Rio. É uma coisa que me honra muito. Fiz ali minha oração pra São Sebastião continuar abençoando a gente", disse.
O prefeito classificou o início da vacinação na cidade como positivo. Segundo Paes, a campanha ainda está recente, mas é preciso que a população não relaxe com as medidas sanitárias de higiene.
"Foi positivo naquilo que nos propusemosa fazer. Soube pelo secretário Daniel Soranz que a vacinação avançou muito. Imagino que até o final de semana devemos concluir essa etapa [da vacinação]. Reitero o apelo para que as pessoas tenham consciência e que a prefeitura não vai ficar fiscalizando ninguém. É preciso consciência", concluiu Paes.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!