Logo Enfoco


    Segunda vez

    Centro do Rio registra novo confronto entre camelôs e guardas

    Tumulto aconteceu no Largo da Carioca, nesta sexta-feira

    Publicado 01/09/2023 às 17:07 | Atualizado em 01/09/2023 às 21:00 | Autor: Lucas Luciano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagens gravadas mostram o momento da confusão
    Imagens gravadas mostram o momento da confusão |  Foto: Reprodução

    O Centro do Rio de Janeiro registrou, pela segudnavez esta semana, mais uma confusão entre guardas municipais e vendedores ambulantes. O confronto aconteceu na tarde desta sexta-feira (1), próximo ao Largo da Carioca, sentido Candelária, e deixou pedestres e comerciantes da região em alerta.  

    De acordo com relatos de testemunhas, o tumulto foi tão intenso que obrigou estabelecimentos comerciais a trancarem suas portas, mantendo clientes e funcionários dentro até que a situação se acalmasse. Ainda não se sabe ao certo o que motivou o ocorrido. 

    leia +: Tumulto entre camelôs e guardas assusta pedestres no Rio; vídeo

    Imagens gravadas mostram o instante exato em que a discussão acontecia. No vídeo, é possível observar o desespero de quem passava por perto no momento da confusão.

    Outros registros que circularam nas redes sociais mostram os guardas enfileirados, se protegendo com escudos e apontando uma arma não letal na direção de um grupo de ambulantes. A confusão provocou a interrupção na circulação do VLT.

    Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada e realizou um policiamento intensivo no local "visando a estabilidade da região". Pelo menos três pessoas, que estavam envolvidas na confusão, foram levadas por agentes do Centro Presente para a 5ª DP (Gomes Freire).

    Os vendedores ambulantes presentes na manifestação consideraram a ação dos guardas um cerceamento do seu direito de trabalho. Em relatos, eles alegaram que o protesto só ocorreu porque os guardas municipais estavam praticando uma injustiça contra a classe. 

    A Guarda Municipal do Rio também se posicionou. O órgão afirmou, em nota, que os agentes estavam no local para apreender uma mercadoria ilegal de um ambulante, mas, chegando lá, foram recebidos a pedradas pelos vendedores. 

    "Agentes da Secretaria de Ordem Pública estavam em operação de ordenamento na tarde desta sexta-feira, dia 01, no centro da cidade, quando foram realizar a apreensão de mercadoria de um ambulante irregular, prerrogativa legal do órgão, e foram atacados a pedradas por ambulantes. Logo após o ocorrido, as equipes da SEOP saíram do local e a Guarda Municipal permanece até o momento. Informamos que uma viatura da Guarda Municipal foi apedrejada, mas nenhum agente foi atingido."

    Em atualização

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mulher dá soco em imagem de Nossa Senhora dentro de igreja

    Próximo artigo
    >

    Mulher é arrastada pela rua durante passagem de supertufão; vídeo

    Relacionados em Cidades