Obras
Catedral no Caminho Niemeyer começa a ganhar forma; veja imagens
Obras iniciaram em 2016 e só foram interrompidas na pandemia
As obras para a concretização da Nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, em Niterói, estão a todo vapor. Iniciando a etapa 6 e com capacidade para abrigar cinco mil fiéis em seu interior, as ações começaram em 2016 e a previsão é de que as estruturas cheguem a 60 metros de diâmetro e a nave central, 80 metros.
De acordo com o engenheiro civil Aloisio Lannes, responsável pelo projeto da Catedral, a nova etapa visa a construção dos arranques principais dos três pilares, que vão chegar, num primeiro momento, a uma altura aproximada de 7 metros.
"Dentro da nossa expectativa, entre o mês de julho e agosto, será a concretagem do Pilar sul, que é o Pilar 1, voltado para as barcas. Entre os meses de setembro e outubro, será o Pilar 2, que fica direcionado para o Teatro Popular. E entre os meses de novembro e dezembro, o Pilar 3, que fica voltado para o terminal de ônibus", explicou o engenheiro.
Lannes também informou que, após a conclusão dessa etapa, um estudo para o segmento já foi pré-aprovado, denominado etapa 6-2, que vai de janeiro até julho de 2023. Nele, os pilares continuaram sendo erguidos e chegarão a 14 metros de altura.
Segundo a Arquidiocese de Niterói, a construção da Nova Catedral segue o projeto de Oscar Niemeyer. Nela, haverá uma série de setores de evangelização e prestação de serviços. A inauguração da etapa 6 contou com a presença do Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que abençoou o início da etapa.
"Neste mês de julho de 2022 aqui estamos nós, mais uma vez, dentre as tantas vezes que aqui já estivemos para com a nossa fé confirmada, nossa esperança renovada e nossa caridade celebrada, realizar a benção desta Etapa 6 na construção da Nova Catedral de São João Batista", disse o Arcebispo.
Ainda de acordo com o engenheiro, as obras tiveram início em 2016 e só foram interrompidas no período de pandemia. A intenção é de que a estrutura chegue a uma altura de 40 metros. Segundo Lannes, dentro de uma expectativa de engenharia, a previsão é de que a obra seja finalizada entre 2025 e 2030. A Catedral, interna e externamente, terá capacidade total para 20 mil pessoas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!