Praia da Baía
Cardume de arraias é encontrado morto em praia na Zona Norte
Vídeos mostram os animais mortos no local
Dezenas de arraias foram encontradas mortas nas areias da Prainha, na Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (11). Ainda não há informações sobre o que causou a morte das arraias, mas muitos biólogos acreditam que os animais podem ter morrido por alguma causa química.
"Ou é pela poluição da Baía, com falta de oxigenação que matou, ou mesmo esses animais caíram na rede de pesca e, por conta de uma dessas espécies terem a pesca proibida, esses animais foram colocados ali na praia. Então, as autoridades precisam investigar", disse o biólogo Izar Aximoff ao g1.
Segundo pescadores do local, as mortes dos animais da espécie raia começaram a ocorrer durante a madrugada de terça, mas ainda era possível encontrar alguns animais mortos nas areias do local durante todo o dia de ontem.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que técnicos vistoriaram, no início da noite desta terça-feira (11/4), a Ilha do Fundão para checar a denúncia de surgimento de arraias mortas em uma praia dessa região. Com o apoio de equipe das forças de segurança, os técnicos identificaram cerca de 30 arraias mortas na faixa de areia, apresentando feridas, turgidez, ranhuras e características de estágio inicial de decomposição. Não foram encontradas outras espécies animais mortos no local. Ao longo da vistoria, também não foram encontrados resíduos de produtos químicos no entorno da área.
Uma equipe do Inea irá novamente ao local, na manhã desta quarta-feira (12), para coleta de amostras a fim de auxiliar na identificação das causas que possam ter levado à morte esses animais.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!