Cidades
'Cãominhada' em Maricá alerta para proteção animal
A Barra de Maricá recebeu neste domingo (6) a primeira 'Cãominhada' da cidade. O evento, que reuniu cerca de 50 animais e seus dono, foi promovido pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal.
De acordo com a coordenadora da pasta, Milena Costa, o objetivo da data é alertar a população sobre os casos de maus tratos e abandonos de animais na cidade.
"É um dia de celebração da defesa dos animais. Temos esse compromisso de conscientizar sobre a importância de cuidar dos animais, não somente os próprios, mas principalmente dos que estão pela cidade. A coordenadoria trabalha no controle reprodutivo de cães e gatos", explicou.
A advogada Amanda Davalle, de 31 anos, trouxe a cadela Lotus, de aproximadamente 2 anos, para participar da caminhada. O encontro das duas parecia traçado pelo destino.
"Eu já pensava em adotar algum animal. Aí um dia ela entrou pelo meu portão e eu deixei. Costumo dizer que foi ela que me resgatou. Se as pessoas olhassem mais para os animais de rua, muitos problemas sociais e de saúde pública poderiam ser evitados", disse.
A poodle Preta também levou os papais para caminhar com ela. Segundo a enfermeira Darci Mary, de 59 anos, a cadela é a filha caçula do casal, que tem dois filhos. Moradores de Itaipuaçu, eles já estão com a Preta há 9 anos.
"A gente tem que lutar em defesa dos animais sim. Eles são carinhosos e muito amigos", disse o marido, o servidor público Sérgio Serpa, 57.
A data foi instituída no município pela lei municipal (2849/2019). De acordo com o texto aprovado, a Cãominhada acontecerá anualmente, sempre no primeiro domingo do mês de outubro.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!