Logo Enfoco


    Cidades

    Caminhada pelo autismo na orla de Icaraí

    Publicado 07/04/2019 às 12:28 | Autor: Thainá Vidal
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    A Prefeitura de Niterói, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia realizou na manhã deste domingo (7), a Caminhada Mais Azul, dando continuidade a programação pelo Dia Mundial de conscientização do autismo, na orla de Icaraí, Zona Sul do município. O evento contou com aproximadamente 300 pessoas que defendem a conscientização do autismo e pedem um mundo sem preconceito.

    "A gente entendeu que estava na hora de Niterói assumir essa responsabilidade e pensar na campanha do autismo, era um pedido inclusive dos pais de crianças autistas para que reforçasse essa causa, com certeza é o primeiro ano de muitos", relatou Adriana Neves, uma das organizadoras do evento.

    Paula Lima, mãe do pequeno Pedro, de 3 anos, contou que somente quem vive sabe a importância desse tipo de evento. "Nós precisamos nos unir, mostrar a força e lutar pela igualdade", disse.

    No dia 25 de abril haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói, às 9 horas, e no dia 27 de abril acontece uma visita guiada no Museu de Arte Contemporânea, das 14hrs às 19 hrs.

    A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema central do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

    O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

    Thainá Vidal

    Thainá Vidal

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana

    Relacionados em Cidades