Cidades
Caminhada em prol do Outubro Rosa reúne centenas de pessoas em Niterói
Centenas de pessoas se reuniram na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo (27), para uma caminhada em prol da campanha "Outubro Rosa".
O evento, que acontece desde 2015, começou por volta de 10h. O objetivo é alertar e incentivar as mulheres a realizarem o auto exame, a fim de prevenir o câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 60 mil casos da doença são descobertos por ano no Brasil.
O evento contou com a participação de pacientes que lutam ou lutaram contra a doença. É o caso da Elaine de Freitas, que descobriu um câncer de mama há quatro anos.
“Eu descobri um caroço atrás do seio, então fiz a mamografia e ultrassonografia e meu médico me alertou para algo que estava estranho. Eu sempre fiz o auto- exame, mas só tive a confirmação do diagnóstico com o exame chamado core Biópsia. A notícia te deixa no chão, você não sabe nem o que pensar. Foi muito difícil, mas eu tive muita força e apoio dos meus amigos que não me largaram, além da minha fé, que me ajudou demais”, disse.
Ela também fez um desabafo e relatou sobre como não teve apoio daqueles que ela mais esperava.
“Meu marido saiu de casa e minha filha também me abandonou, eles disseram que eu fazia drama. Eu sou uma guerreira e incentivo às mulheres a fazerem os exames periódicos, o auto exame e terem força. Somos capazes, fortes e eu sei que do jeito que eu superei, outras mulheres também vão conseguir vencer essa doença”, finalizou a dona de casa.
De acordo com o coordenador da campanha e fisioterapeuta oncológico, Paulo Gonçalves, o apoio dos moradores de Niterói é essencial para chamar a atenção para essa doença que afeta e mata diversas mulheres no mundo.
“A ideia do Outubro Rosa com a caminhada surgiu em 2012, quando a empresária e minha paciente, Silvia Kalil, recebeu o diagnóstico do câncer de mama. Infelizmente ela veio a falecer em 2015, mas o projeto segue exatamente para que outras mulheres sejam alertadas. Sempre destacamos a importância do auto- exame!”, disse Paulo.
A caminhada conta com o apoio da Fundação Laço Rosa e Niterói Mais Humana. Com muita música e rosa, a caminhada percorreu toda a orla de Icaraí.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!