Transporte público
BRT Transbrasil: Quatro anos de atraso e reclamações
Prefeitura promete finalizar parte das obras no fim deste ano
A vida do carioca que precisa enfrentar o trânsito da Avenida Brasil toda manhã para trabalhar não está fácil. Para resolver esse problema, uma solução já foi aprovada. Contudo, está há cerca de seis anos atrasada. Iniciada em 2015, as obras do BRT Transbrasil tinham previsão de conclusão para 2018. A ideia era facilitar a mobilidade urbana no Rio mas, de acordo com a população, tudo não passa de enrolação.
O projeto elaborado prevê 18 estações e quatro terminais, dentre esses, 15 já estão com as estruturas de concreto finalizadas, mas ainda faltam os complementos de metal. As outras três estão no processo de serem erguidas.
Ronaldo Ferreira costuma pegar ônibus na Avenida Brasil para trabalhar. Todas as manhãs o mesmo caso acontece, horas dentro de um transporte lotado. As obras da Transbrasil, que deveriam facilitar o processo, conseguem piorar ainda mais.
"O pobre, o trabalhador, tá ferrado! Pega uma Avenida Brasil, como eu peguei hoje, de 5 horas da manhã e chegar no meu destino só às oito, isso é uma vergonha! Tem que acabar com isso! A gente sofrendo com ônibus cheio, Avenida Brasil engarrafada, tudo por causa dessa obra que não finaliza nunca", desabafou.
O trabalho teve início em 2015, naquela época Eduardo Paes estava no controle da prefeitura, a previsão de entrega das obras concluídas era para 2018, contando com 26 Km de extensão. Depois de um tempo parada, os feitos voltaram ano passado.
Novo prazo de conclusão está entre dezembro deste ano e março de 2023
O aposentado Gilson Severino de Oliveira não vê expectativa do termino das obras.
Uma obra que está desde 2015 e não conclui. Essa obra era para acabar já faz um tempo, mas está aí parada até hoje"
"Toda a extensão da Brasil tá assim, todas paradas. Era para facilitar a vida do trabalhador, mas até agora nada! E vai ser difícil para resolver", disse o aposentado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, as obras do BRT Transbrasil serão entregues no fim deste ano, com exceção do Terminal Intermodal Gentileza, que será finalizado no último trimestre de 2023. Nele, serão integrados o BRT Transbrasil, duas linhas de VLT (linhas 1 e 2) e 22 linhas de ônibus municipais.
Em relação aos ônibus, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou licitação para a aquisição de 191 novos veículos para o BRT e novas ofertas vão ocorrer durante a semana para a compra de outros 100 articulados.
Nesta fase final das obras, o orçamento previsto será de R$361 milhões. No Diário Oficial do Rio foi publicado a liberação de R$9 milhões. O restante do orçamento vem do Governo Federal. Após a conclusão, cerca de R$1,89 bilhões terão sido gastos nas obras da Transbrasil, desde o início.
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